sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Próximos passos para tratamento da acne - "já tentei de tudo!" - minha experiência

Olá, minhas queridas, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre ACNE. Esse é um tema muito presente na minha vida. Desde que eu era muito nova tive acne. Talvez com 12 ou 13 anos, assim que tive a menarca (primeira menstruação). Só que era acne comum, nunca interna, inflamada e dolorida. Nunca nas costas. Na fase adulta, principalmente depois de algumas escolhas erradas (pílula, alimentação errada e antibiótico), a acne piorou muito. 

Eu sou daquelas que diz "já tentei de tudo", e essa é uma frase muito comum nos grupos sobre tratamento da acne. Mas claro, a gente nunca tentou de tudo, não é a toa que estou indo para meu próximo tratamento. No entanto, eu não estou disposta a tentar qualquer coisa. Vou deixar aqui registrado 3 coisas que eu me recuso a tomar: pílula anticoncepcional, antibióticos e Roacutam (isotretinoína). Acho que nem preciso lembrar a vocês que a isotretinoína é um dos medicamentos mais perigosos já inventados e o número de mortes para pára de crescer. Da mesma maneira o anticoncepcional, uma castração química da mulher, matando com os inúmeros casos de trombose e embolia pulmonar. E o antibiótico? Quando tomei pela primeira vez, precisei ficar anos me recuperando dos danos que causou. Tomei por alguns meses e minha imunidade foi a zero. Gripes e infecções passaram a ser frequentes.

1. O que eu já tentei

Aqui, listo tudo o que já tentei para que de alguma maneira, direta ou indiretamente, ajudasse no tratamento da acne.
  • Homeopatia foi o meu primeiro tratamento para a acne. Tomo desde muito nova uma homeopatia de fundo, e o meu médico sempre tentou novas homeopatias, mas infelizmente não ajudou na acne.
  • Cortei o leite e a maioria dos derivados: há alguns anos comecei a passar mal toda vez que tomava leite. Eu era uma bezerra, e achei muito difícil cortar de vez da minha vida. Sentia muitas dores no estômago e refluxo. O leite orgânico fazia ainda mais mal do que o leite de caixinha, o que me fez suspeitar das bactérias naturais do leite (disbiose intestinal). Fiz inúmeros exames, entre eles o da lactose (normal) e a endoscopia (tudo normal). Não havia nenhum motivo para o leite me fazer mal, os examer todos deram normais. Mas não tinha como conviver com as dores, então eu cortei. Uma das coisas que me ajudou muito na decisão de cortar o leite foi um vídeo do Dr Lair Ribeiro falando sobre os malefícios do leite (veja aqui o vídeo). O leite é altamente inflamatório e muitas pessoas tem uma melhora rápida da acne apenas em cortar laticíos. Apesar de cortar o leite, minha acne não melhorou.
  • Cortei o glúten, mas não totalmente. No lugar do pão e dos biscoitos, comecei a comer aveia e farelo de aveia. Isso ajudou minha saúde de forma geral, mas não ajudou a acne.
  • Cortei o açúdar, mas não totalmente. Hoje em dia dou preferência para o açúcar das frutas. Se dá muita vontade, como uva passa ou chocolate meio amargo. Mas volta e meia acabo consumindo açúcar quando estou com a família nos finais de semana. Ajudou muito a reduzir a inflamação da acne, mas é claro, também não curou.
  • Cortei a cafeína, após descobrir que interferia na absorção do zinco (último tratamento que tentei). Não senti nenhuma diferença na acne.
  • Comecei a tomar Cloreto de Magnésio. Essa foi uma grande mudança na minha vida e me trouxe muita saúde de uma forma geral, mas infelizmente também não curou minha acne.
  • Fiz auto-hemoterapia que me ajudou em muitas coisas também, principalmente um cansaço persistente que eu tinha. Me deixou mais disposta e animada. Mas infelizmente, não me ajudou com a acne. Sei de muitas pessoas que são curadas totalmente da acne com a auto-hemoterapia, mas infelizmente não foi o meu caso. Provavelmente algumas pessoas dirão que não fiz tempo suficiente. Mas eu continuo fazendo AHT, há meses, porque sei dos seus benefícios para muita coisa. Mas definitivamente não ajudou com a acne.
  • Comecei o tratamento com Lugol 5%. Não haveria espaço no blog para falar sobre todos os benefícios do lugol, principalmente no tratamento das patologias da tireóide, mas não me ajudou com a acne. Já tomo lugol há mais de 1 ano.
  • Cápsula de ruibarbo em pó. Um dia, no desespero, fui até a farmácia de manipulação com o rosto todo vermelho (uma parte era de tanto chorar). A farmacêutica me passou cápsulas de ruibarbo, duas por dia. Comecei a tomar, mas infelizmente segura muito o intestino e causa muito desconforto abdominal. Tentei tomar apenas uma cápsula. No primeiro mês ajudou muito, mas depois voltou tudo de novo. Não curou minha acne.
  • Vitamina D3, na dosagem de 5.000UI (5 mil unidades internacionais). Excelente vitamina, mas não ajudou com a acne. A partir de Nov/2016 comecei a tomar 10.000UI de vitamina D3 + 100mcg de vitamina K2 (tipo MK7) diariamente, e também não ajudou com a acne.
  • Zinco. Atualizando este post, o zinco foi o último tratamento que fiz, antes de engravidar, em março/2017. Tomei o L-Optizinc, da Marca NOW Foods. É um dos mais recomendados por ter o zinco na forma de monometionina de zinco. Dosagem: 30mg de zinco + 300mcg de cobre. Também não funcionou para a minha acne, mas continuo tomando, inclusive na gestação. No primeiro mês notei melhoras, mas depois voltou ao que era antes.
  • Por fim, tomei Vitex agnus-castus, o que de longe foi o que mais me ajudou, principalmente com as espinhas internas e inflamadas. Foram 6 meses tomando diariamente uma dose de 200mg de Vitex em pó. Não tomei mais tempo porque não se deve tomar Vitex por mais de 6 meses. Infelizmente, acredito que cometi um grande erro em relação à dosagem, deveria ter começado com o dobro da dosagem, 400mcg. Caso alguém queira saber mais, fiz um post com atualizações mensais sobre o tratamento. Recomendo o Vitex da Nature's Way, é uma marca americana e que se encontra fácil no Mercado Livre.
Quero deixar claro que embora não tenham me ajudado em relação à acne, continuarei com o estilo de vida que escolhi para mim, dieta mais saudável, uso diário de cloreto de magnésio, lugol e vitamina D3. Eventualmente farei auto-hemoterapia. Os benefícios são indiscutíveis.

Quais são os próximos passos? Quero testar um produto de cada vez, então vou dividir esse post por produto e por data.

2. E os hormônios?

Eu sempre acreditei que minha acne fosse por fator hormonal, embora não tenha feito nenhum exame. Quando notei que tinha uma fase lútea curta, comecei a pesquisar e vi que poderia ser falta de progesterona. Tomei o Vitex agnus-castus por 6 meses, onde me ajudou bastante com a acne, embora não tenha aumentado a fase lútea.
Breve explicação sobre a fase lútea: A fase lútea corresponde ao período entre a ovulação e a próxima menstruação. Assim que ocorre a ovulação, os níveis de progesterona sobem (a progesterona é responsável pelo aumento da temperatura basal). A progesterona é responsável por manter o endométrio receptivo para o embrião. Caso haja fecundação, a progesterona tende a aumentar e a temperatura basal a subir. Caso não haja fecundação, os níveis de progesterona caem, a temperatura basal desce e o endométrio começa seu processo de descamação culminando na menstruação. É possível identificar uma fase lútea curta com testes de ovulação e o método da temperatura basal.
Baixo estrogênio?

Quando comecei a pesquisar sobre baixa progesterona, vi que havia uma grande chance de eu ter predominância estrogênica (ou dominância de estrogênio), condição de ter níveis de estrogênio maiores em relação aos níveis de progesterona. Porém eu não tinha praticamente nenhum sintoma de predominância estrogênica. Talvez minha progesterona estivesse sim baixa, mas isso não significa necessariamente que o estrogênio por sua vez estivesse alto.

Continuei minhas pesquisas e descobri que a acne cística tem muito mais relação com o estrogênio baixo do que com o estrogênio alto. Uma amiga então compartilhou um artigo comigo que clareou bastante essa questão. Vocês podem ler o artigo aqui, mas vou destacar algumas frases a respeito do estrogênio:
  • O estrogênio cura a pele. Ele reduz a produção de óleo e acalma a inflamação nos poros. 
  • O estrogênio inibe a atividade da glândula sebácea e diminui a produção de andrógenos ovarianos e suprarrenais (testosterona e DHEA)
Um desequilíbrio hormonal provoca maior produção de óleo na pele. Quando a produção de óleo é muito alta, os poros ficam facilmente obstruídos e fazem com que uma grande quantidade de pus e/ou sebo fiquem presos. A acne cística pode surgir como resultado de muitos fatores, mas a causa mais comum para as mulheres é o desequilíbrio hormonal.

Estudos científicos sobre estrogênio:

Um estudo comparou 60 pacientes femininas com acne com 28 d grupo controles e analisou níveis de muitos hormônios diferentes, incluindo testosterona, testosterona livre, hormônio sexual globulina ligante (SHBG), cortisol, estrogênio e hormônio luteinizante. As pacientes de acne tinham níveis significativamente mais baixos de estrogênio, bem como níveis mais elevados de testosterona e cortisol. (Fonte)

Este estudo foi semelhante ao primeiro: 270 mulheres com idade entre 14 e 45 anos receberam suplementos de estrogênio ou placebo. O suplemento de estrogênio, na forma de um contraceptivo oral, resultou em "acne reduzida significativamente em relação ao grupo placebo". (Fonte)

Um dos maiores e melhores estudos foi realizado no norte da Índia e examinou mais de 1000 pacientes com acne. Os cientistas descobriram que os pacientes com acne geralmente tinham níveis muito mais baixos de estrogênio do que a média, e comentaram que "quando os níveis de estrogênio da mulher diminuem, como ocorrem antes do início de um ciclo menstrual, a acne pode piorar. Isso também é apoiado pelo fato de que a acne é mais comum na puberdade por causa do baixo nível de estrogênio e progesterona durante os primeiros ciclos menstruais.". (Fonte)

Embora existam toneladas de mulheres na internet que estão convencidos de que a dominância de estrogênio está por trás de sua acne, há uma abundância de evidências de que a deficiência de estrogênio é o real vilão.

Baixa progesterona?

A progesterona desempenha um papel vital na saúde da mulher, mas este hormônio é muitas vezes negligenciado quando se trata da cura natural da acne. A acne é muitas vezes culpada pelos andrógenos, como a testosterona e DHT e, embora estes hormônios tenham uma grande parte no processo de acne, é realmente a progesterona, ou falta de progesterona, que poderia perturbar o equilíbrio de todos os seus outros hormônios e resultando na acne em primeiro lugar.

Níveis saudáveis de progesterona são fundamentais para manter os níveis de DHT baixos pelo fato da progesterona regular a produção de DHT e bloquear a atividade da 5 Alpha Reductase - impedindo que a testosterona se transforme em DHT. Baixos níveis de progesterona significam que a testosterona pode ser livremente convertida em DHT e causar uma tonelada de sintomas indesejados. DHT é muito mais potente do que a testosterona e causa pele oleosa, acne cística e hirsutismo. (Fonte)

3. Minha experiência com Vitex - 12/04/2016 a 09/10/2016

Aqui vou contar de forma resumida como foi minha experiência com o Vitex. Porém tem um post mais completo no blog, explicando mês a mês como foi minha experiência com o Vitex. Nessa ocasião, não usei o Vitex apenas para a acne. Para ler o post mais completo, clique aqui.

Comecei a tomar o Vitex dia 12/04/16 e parei no dia 09/10/16. Tomei 180 cápsulas de Vitex durante 180 dias. Foram 6 meses tomando diariamente uma dose de 200mg de Vitex em pó. Comecei com essa dosagem porque achei que a de 400mg seria muito. Por fim, depois de muita pesquisa, descobri que essa dosagem era muito baixa e dificilmente me ajudaria em algo.

Depois que comecei a tomar o Vitex e vi que havia uma procura muito grande por esse fitoterápico, comecei a importar para vender na Baby to Be. O produto importado é de 400mg, e nas instruções, recomenda-se tomar de 1 cápsula de 2 a 3 vezes por dia por 8-12 semanas. Depois desse período, tomar 1 cápsula por dia. Percebam que a dose recomendada pelo fabricante é de até 1.200mg por dia, eu eu estava tomando 200mg por dia, 6x menos do que o recomendado. (Veja bem que estou falando de Vitex em pó! Extrato seco é 10x mais concentrado e apresenta outras dosagens.) Enfim, como eu já tinha as cápsulas de 200mg manipuladas, continuei com a dosagem inicial estipulada.

Eu tinha vários objetivos em mente ao começar a tomar o Vitex, entre eles, aumentar o tamanho da fase lútea devido à uma provável baixa progesterona, melhorar a acne, a TPM, conseguir reduzir a retenção de líquido, aumentar o fluxo menstrual, etc. Vou falar sobre cada um desses tópicos:

- Fase lútea curta: eu tinha uma fase lútea entre 10 e 11 dias. Passou para 12 dias, com excessão desse último ciclo que teve novamente 11 dias de fase lútea além da ovulação tardia. Ou seja, não adiantou muita coisa, ainda tenho uma fase lútea insuficiente. No entanto, gostaria de frisar, que acredito que uma dose maior de Vitex teria aumentado sim minha fase lútea. Ano que vem, quando eu começar as tentativas de engravidar, penso em voltar a tomar o Vitex, dessa vez, na dosagem correta.
- Acne: foi o ponto que mais melhorou. É incrível o que um pouco mais de progesterona pode fazer por nós. Mas eu fiz outras coisas também, não tomei leite, reduzi os carboidratos simples, fiz exercícios todos os dias, etc.
- Retenção de líquido: não sei se foi por causa do Vitex ou por causa do 1 litro de chá verde que tomei por dia, rs. Mas tive bastante redução do inchaço, principalmente na região abdominal.
- Fluxo menstrual: não vi grande aumento no fluxo menstrual. Esse ciclo foi meio atípico nesse sentido, tive vários dias de pouco fluxo de menstruação. Mas no geral, digamos que tenha aumentado em 20% o fluxo do primeiro dia.
- TPM: tive uma grande melhora na TPM, no humor em geral. E isso era algo que eu buscava, porque o mau humor da TPM consegue estragar meus dias. Se eu não acompanhasse meu ciclo, nem saberia que perto de menstruar. Meu marido também notou que eu praticamente não tenho tido mais sintomas de TPM.

Infelizmente depois de alguns meses após parar o Vitex, a acne voltou praticamente à estaca zero.

4. Tratamento com Zinco - 01/12/2016

Após parar o Vitex, a acne voltou. Infelizmente o Vitex não deve ser tomado por mais do que 6 meses, que foi o período que eu tomei. Então resolvi partir para o próximo tratamento: zinco! Ouvi muitas coisas boas a respeito do Zinco, inclusive tem um grupo no Facebook chamado "Tratamento definitivo da acne com zinco". Enfim, o que vou começar a fazer e o que estou fazendo:
  • Comecei a dieta low carb. Mas não rígida. apenas escolhendo ainda melhor os carboidratos e inserindo mais proteína. Comecei faz umas duas semanas.
  • Vitamina D3 na dosagem de 10.000UI + Vitamina K2 100mcg. Acredito que não vá ajudar na acne, mas é uma mudança que estou fazendo, afinal até ontem tomava a vit D3 na dosagem de 5.000UI. Vou começar hoje a tomar o dobro. Quanto à vit K2, não encontrei relação dela com a acne.
  • Zinco 30mg. Acho que o zinco é o principal elemento no próximo passo. Existe estreitas relações entre o zinco e a acne, então vale a pena testar. Mandei manipular 60 cápsulas de 30mg, custou R$ 17,00.
  • Tomar limão em jejum, em 100ml de água morna. 
Sobre o ZINCO e a ACNE:

Em um estudo realizado com pacientes com acne foi observado uma concentração de zinco sérico menor do que nos pacientes sem acne, concluindo que a acne pode ser consequência de uma deficiência de zinco. Em indivíduos suplementados com sulfato de zinco e gluconato de zinco, foi observada uma melhora em relação a acne severa. Quando a suplementação de zinco foi comparada ao uso de antibióticos orais pareceu ser tão eficaz quanto, porém ainda não são considerados como a primeira linha de tratamento da acne (CORDAIN, 2005).

Muitos estudos observaram que na presença da suplementação de zinco houve a redução do Propionobacterium acnes, bactéria envolvida na patologia da acne, e de ácidos graxos livres na pele causados pelo excesso de oleosidade, principalmente porque este mineral inibe a lipase da bactéria P. acnes exercendo assim um efeito antimicrobiano (CORDAIN, 2005).

Além disso, o zinco tem ação anti-inflamatória na acne, pois é essencial para a enzima antioxidante SOD-1 (superóxido dismutase citosólica), responsável por reduzir o radical superóxido a peróxido de hidrogênio e oxigênio.

O zinco também diminui a produção de sebo, um dos principais desencadeadores da acne, inibindo a 5-alfa-redutase enzima, responsável pela conversão de testosterona em dihidroxitestosterona.

Outro efeito do zinco está relacionado em modular a insulina. A hiperinsulinemia aumenta o IGF-1 que estimula a síntese de androgênios nos ovários e testículos, porém inibem a síntese hepática da globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG) e aumenta a biodisponibilidade de androgênios circulantes, ou seja, aumentam a concentração de testosterona livre e sua conversão em dihidroxitestosterona, aumentando assim a produção de sebo (BODEN, G.; SHULMAN, GI, 2002).

Portanto o Zinco apresenta as seguintes funções no controle da acne:

  • Efeito antimicrobiano (inibindo a lipase da bactéria causadora da acne)
  • Efeito anti-inflamatório (envolvido na enzima antioxidante SOD-1)
  • Efeito modulador da secreção sebácea (diminuindo a conversão da testosterona em dihidroxitestosterona pela inativação da enzima 5 α redutase)
  • Efeito modulador da insulina (diminuindo os efeitos dos hormônios andrôgenos estimulados pelo aumento de IGF-1)
Bibliografia

BARBIERI, R.L.; SMITH, S.; RYAN, K.J. The role of hiperinsulinemia in the pathogenesis of ovarian hyperandrogenism. Fertil Steril, vol. 50, pg. 197-212, 1998.

BODEN, G.; SHULMAN, GI. Free fatty acids in obesity and type 2 diabetes defining their role in the development of insulin resistance and betacell dysfunction. Eur J. Clin. Invest, vol. 32, pg: 14-23, 2002.

CORDAIN, L. Implications for the role of diet in acne. Semin Cutan. Med. Surg. Vol. 24, p. 84-91, 2005.

Fonte: Revista Negócio Estética 

Existe uma fórmula bem conhecida na farmácia de manipulação online Miligrama, que consiste em: Vit A 10.000UI + Vit B6 50mg + Vit C 300mg + Zinco 30mg + Cobre 1mg. Algo que é preciso alertar: essas vitamina A da composição é muito alta para mulheres que estão tentando engravidar. Segundo um estudo, uma ingestão diária de mais de 10 mil unidades internacionais da vitamina põe a gestação em risco. Malformações ocorrem em 1 entre 60 nascimentos de mulheres que ingerem muita vitamina A na gravidez. Algumas cápsulas vendidas têm até 25 mil unidades. Link da fonte.

Uso também o sabonete de côco da Granado, ajuda a controlar a oleosidade. Não notei nenhuma diminuição da acne com ele, mas é melhor do que nada, ao menos mantém a pele limpa. Sempre uso creme hidratante da Mary Kay após lavar o rosto com ele.

Esse será um post muito parecido com o do Vitex, com atualizações mensais a respeito das melhoras (ou não) vistas com os novos "medicamentos". O termo mais correto é "suplemento alimentar/dietético".

Acompanhem-me nesa jornada e vamos dizer ADEUS à acne! Bjos!


ATUALIZAÇÕES (zinco) 

[1ª ATUALIZAÇÃO] [Sexta-feira, 03/02] [Resumo dos 2 primeiros meses]

Como prometido, a atualização.

Comecei a tomar o zinco 30mg dia 01/12/16. Mandei manipular 60 cápsulas numa farmácia de manipulação daqui da minha cidade. Custou R$17,00. Eu tomei durante 64 dias mas ainda tem algumas cápsulas. Hahahah Não sei se eu pulei alguns dias ou veio a mais.

Depois de pedir para manipular o zinco, eu continuei a pesquisar sobre esse mineral e descobri coisas novas. O Dr Andrew Saul, por exemplo, disse que a monometionina de zinco é a melhor forma de zinco. Segundo ele, o "gluconato de zinco" é bom, mas a "monometionina de zinco" é melhor. (Fonte) Outra boa forma é o picolinato de zinco. Dessa forma questionei à farmácia de manipulação qual zinco que eles haviam usado na minha fórmula. Responderam apenas que era o zinco quelado e que não possuíam nem a monometionina nem a metionina.
Monometionina de zinco: é uma forma de zinco quelado, onde o zinco se encontra unido ao aminoácido metionina sendo muito mais fácil de absorver e muito mais biodisponível que outras formas de zinco. Esta forma de zinco é amplamente empregada como fonte deste mineral para cobrir as suas necessidades e desempenhar as funções desde oligoelemento. (Fonte)
Tem um artigo em inglês falando sobre todas as formas de zinco, se quiser conhecer mais, leia aqui.

Bom, sabendo disso, comecei minhas pesquisas e vi que a NOW Foods (conhecida marca americana de suplementos) tinha a monometionina de zinco. O produto chama L-Optizinc, e dá para comprar por $10 na Vitacost. Além de 30mg de zinco, possui 300mcg de cobre. Como o meu zinco estava acabando e não dava mais para comprar nos EUA, comprei aqui no Brasil mesmo, pelo Mercado Livre. Custou R$ 58,49 + frete. São 100 cápsulas.

Ainda referente às minhas pesquisas, outra coisa que eu não sabia era sobre a cafeína. É preciso cuidado com o consumo, pois ela pode interferir com a absorção de zinco em até 50%. (Fonte) Eu tomo muuuuito café! O dia inteiro! =O Porém, pesquisando ainda mais, encontrei um estudo em ratos, onde os resultados mostraram que a cafeína não reduz a absorção de zinco pelo intestino, no entanto, mostrou que altas doses de cafeína reduziram os níveis de zinco e cálcio do tecido cardíado. (Fonte)

Também vi instruções para evitar o sulfato de zinco, uma das formas inorgânicas de zinco, que pode agredir o estômago. Outra forma que deve ser evitada é o óxido de zinco, usado em muitas fórmulas de protetor solar. (Fonte)

Bom, mas vamos pro principal? E a acne? Melhorou?

Melhorou sim senhora! A principal mudança que senti foram nas espinhas internas (acne cística), que desincharam com incrível rapidez. No meu caso elas nasciam e cresciam em volta do queixo e às vezes nas bochechas. Elas continuaram nascendo, em menor quantidade, mas o principal: estagnavam o crecimento e regrediam. Primeiro paravam de crescer. Eu sentia que tinha uma espinha no local, mas ela não crescia mais. Estagnou. E então começava a regredir! Pra mim isso foi inédito, porque as minhas espinhas sempre cresciam até ficar um calombo e causar uma dor insuportável. E isso eu notei logo nos primeiros 20 dias. Chegou o próximo ciclo, chegou a ovulação e tive novamente as espinhas. E novamente cresceram até um certo ponto e regrediram. Diminuiu também a quantidade.

Resumo: continuo tendo a acne, mas só usei o zinco por 64 dias até hoje. Como tenho 100 novas cápsulas, vou usar por pelo menos mais 3 meses. Mas o melhor de tudo: a acne cística não cresce mais depois de um ponto. E não chega nem a doer, só sei que o poro está entupido porque sinto com os dedos.

Continuo lavando o rosto com o sabonete de côco da granado (estou tentando lavar duas vezes por dia) e em seguida passo o hidratante da Mary Kay. Esse é meu único cuidado tópico, pois minha acne é por fator hormonal. Continuo com os exercícios, alimentação equilibrada, bastante água e todos os outros suplementos (vou tomar pelo resto da vida!).



[2ª ATUALIZAÇÃO] [Quarta-feira, 15/03] 


Oi pessoal, tudo bem? Sei que tem bastante gente esperando esta atualização. Infelizmente não é a atualização que eu queria fazer.

Dia 03/02, dia que fiz a primeira atualização, comecei a tomar o L-Optizinc (monometionina de zinco) da NOW Foods. Tinha acabado o meu zinco quelado, e como estudei que a monometionina de zinco tinha melhor absorção, pensei que valia a pena tentar. Infelizmente os resultados que eu estava tendo com o zinco quelado normal (de farmácia de manipulação), pararam. Passaram-se os dias e as espinhas voltaram a aparecer. Tive acne cística no período fértil (antes da ovulação), na TPM (antes de menstruação) e estou tendo novamente, mesmo já tendo passado a menstruação. Nunca tive acne cística nesse período do meu ciclo. A pele começou a ficar cada dia mais oleosa. Fiquei bastante chateada. Muitas espinhas internas no queixo e na lateral do rosto, enormes e doloridas. Além disso, apareceram inúmeras outras espinhas externas, por todo o rosto, inclusive na testa. Se eu passo o dedo na testa, sai cheio de óleo. Acredito que o aumento da oleosidade pode ter causado um aumento na acne.

Minha ovulação também atrasou e dessa forma a menstruação também atrasou; tive ovulação tardia no 24º dia do ciclo, com isso tive um ciclo longo de 35 dias. Talvez tenha sido o L-Optizinc, talvez tenha sido a low carb, talvez tenha sido o jejum intermitente. Nunca vou saber. Porém, já li de outras pessoas que também tiveram atraso menstrual tomando zinco.

Melhorei bastante minha alimentação, peguei mais firme na Low Carb e estou fazendo jejum intermitente também (protocolo 16/8). Além disso, inseri o óleo de prímula na minha alimentação. 2 caps de 500mg por dia. Penso que se meu problema é falta de estrogênio (além da falta de progesterona), o óleo de prímula pode ajudar.

Estou bastante desanimada. Achei realmente que o zinco poderia ajudar. Vou tomar as 100 caps que devem acabar em meados de maio. Ainda estou dando chance pro zinco. Se não melhorar, penso em voltar pro Vitex, o único que de fato ajudou. Estou bastante cansada de viver 24h pensando nesse assunto. Sei que vocês esperavam uma atualização positiva, onde eu falasse que as melhoras continuaram.

Minhas dúvidas:
  • Será que, para o meu caso, o zinco quelado foi melhor que o L-Optizinc (monometionina de zinco)? Ou foi uma coincidência? Devo tentar novamente o zinco quelado?
  • Será que o zinco baixou meu estrogênio? (Zinco ajuda a aumentar os níveis de progesterona e diminuir o estrogênio.) No entanto, como minha fase folicular foi curta, acredito que não aumentou a progesterona.
  • Volto pro Vitex, onde além de aumentar a progesterona, ele irá regular os hormônios?
  • Que mais eu poderia tentar?!
Só farei a próxima atualização se tiver alguma mudança. Um abraço!



[3ª ATUALIZAÇÃO] [Segunda-feira, 17/07/17] [Primeira atualização de 2017]

Neste ano de 2017, aconteceu algo que não estava nos meus planos. Algo que interrompeu todos os meus tratamentos... Eu estou grávida.

Embora o nome do blog seja sugestivo, eu NÃO estava tentando engravidar. Esse plano estava há alguns anos de distância.


E, posso dizer com certeza que, estar grávida, foi o melhor tratamento para acne cística que já fiz! hahahaha. O palpite que eu tinha de que o aumento de progesterona causado pelo Vitex ajudava na acne cística, se comprovou na gestação. A gestação é um período de grandes mudanças hormonais, mas principalmente, é o momento da vida da mulher em que a progesterona está mais evidente. De fato, minha acne cística era por falta de progesterona. Desde que fiquei grávida, não tive mais nenhuma acne cística. Minha pele está longe de estar limpa por conta dos anos de infinitas acnes que deixaram marcas e cicatrizes indesejáveis. Outro ponto é que estou com os poros muito abertos, então estou com bastante cravos. Como não dá pra usar qualquer produto de limpeza na gestação, os cuidados ficam meio que paliativos.

Vamos ver se até o final da gestação vou ficar sem acne cística. Atualizo vocês!



[4ª ATUALIZAÇÃO] [Terça-feira, 04/09/18] [Primeira atualização de 2018]

Olá, queridos, tudo bem? Faz mais de 1 ano que não posto atualização! =O

Desculpem ficar tanto tempo sem fazer atualizações, mas quem acompanha o blog, sabe que meu bebê nasceu e a maternidade é uma loucura e uma delícia hahahah.

A novidade mais esperada: continuo sem acne cística!! Tenho uma ou outra espinha de vez em quando, mas nada daquela acne profunda, enorme, inflamada e dolorida. Pra falar que não tive nada, tive há uns 2 meses apenas. Penso que a ausência da acne se dá em função da "pausa" no ciclo menstrual. Explico: como estou amamentando em livre demanda, meu ciclo menstrual ainda não retornou. Provavelmente estou com a progesterona alta e o estrogênio beeem baixinho por conta da amamentação. Estou fazendo apenas a suplementação mineral e vitamínica de sempre, nenhuma novidade.

Não estou tomando anticoncepcional e não pretendo tomar esse veneno nunca mais! Tentei colocar o DIU de cobre por 2 vezes, sem sucesso, meu útero é muito exigente e rejeita ele. Meu médico disse que não compensa tentar colocar pela terceira vez.

Se houver alguma novidade quando meu ciclo mentrual voltar, escrevo nova atualização. Um abraço!

-------------


GRUPOS DE APOIO:
Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

Tentantes:
Evitantes:


-------------

40 comentários:

  1. Olá, belo post muito bem explicado porém eu gostaria de saber se a sua acne melhorou com o Zinco quelado manipulado ou ela só foi melhorar com o Zinco com Monometionina comprado na Now Foods? Pois tomei manipulado só quelado e senti até piorar, se puder responder obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Acredita que depois que comecei com a Monometionina de Zinco a acne piorou muito?! Em quantidade, em dor, em tudo. Estou com pelo menos 7 espinhas, apareceram todas em questão de 3 dias.
      Estou sem acreditar! Os dois primeiros meses tomando zinco quelado deu muito certo! Agora, foi só começar com a Monometionina de Zinco que a coisa desandou.

      Estou sem saber o que fazer.

      Excluir
    2. Oi Anne.
      Tbm estou lutando contra essas danadas. Atualmente estou tomando o zinco manipulado. Ainda tenho muitas cápsulas, mas pensei em comprar o da Now Foods, quando acabarem.
      Agora vendo o seu comentário, fiquei na dúvida. Vou continuar acompanhando suas atualizações para tomar uma decisão, enquanto meu zinco quelado não acaba.

      Um abraço e boa sorte na sua luta!

      Michelly

      Excluir
    3. Michelly, pra mim parece que o zinco da Now Foods de fato não funcionou. Aliás, parece que piorou.
      Vou esperar mais um tempo e continuar acompanhando. Ainda tenho umas 60 cápsulas.
      Se ao término dessas cápsulas continuar igual ou piorar, penso em voltar pro Vitex e dessa vez tomar na dosagem correta.
      Abraço!

      PS - não tinha visto teu comentário. Notei só agora que atualizei o post. Sorry. =/

      Excluir
  2. Porque tu não toma o Roacutan? bom eu não cheguei a tomar mas vou tomar parece ser a única solução certa e os casos de morte que vi por ai foram por suicídio por depressão no caso da piora inicial, mas é o único jeito já tomei e estou tomando de novo antibióticos porém só pode tomar durante pouco tempo mas causa uma melhora inicial depois que para volta tudo não adianta essa doença infernal só com Roacutan :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa disso: https://nutricaobrasil.wordpress.com/2015/01/23/roacutan-e-um-dos-medicamentos-mais-perigosos-ja-produzidos-segundo-dr-joseph-mercola/

      E Roacutan não é a solução não. Praticamente todas as pessoas que tomaram voltaram a ter acne depois de alguns meses após ter parado. Algumas pessoas relataram que a acne voltou ainda pior.

      Excluir
  3. Anne, você já tentou tomar o vitex com o zinco? Vi alguns relatos de pessoas que cursaram a acne assim. Vou tentar e qualquer coisa eu venho te avisar aqui. Obrigada por relatar sua experiência aqui, nos ajuda demais! Grata. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a tomar um bom tempo junto sim. Sem efeito, infelizmente. =/
      O meu problema é hormonal.

      Excluir
  4. Muito bonito sua filosofia Anne e compartilho dela também! Depois que deixei de tomar o anti-concepcional meu rosto encheu de espinha nos lados.. Mas meus exames hormonais sempre dão bons.. já tentei muita coisa e também me recuso tomar antibióticos, roacutan ou voltar pro anti-concepcional. Agora estou usando o magnesio e passando ele no rosto também (uma mistura que chama óleo de magnesio), por enquanto eu sinto uma melhora.. cortei o leite e como mais oleaginosas pelo zinco.. Mas também quero começar com a homeopatia (fiz homeopatia quase minha vida toda por causa de renite e hoje estou curada). Os resultados realmente demoram, porque o tempo de adaptação do corpo a novos hábitos pode chegar a três anos, então não desanime. Você já tentou a acupuntura ou desintoxicação pela Ayurveda?
    Porque acredito que o problema da acne seja intoxicação mesmo, seja de hormônios ou alimentação. Às vezes a gente fica querendo incluir tanta coisa na gente quando o caso possa ser apenas a limpeza mesmo. Tem muitas filosofias que compartilham disso. Inclusive de um médico alemão sobre o mal funcionamento do fígado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela.
      Tô com vontade de usar o óleo de magnésio no rosto, me falaram muito bem. Mas agora, na gravidez, minha pele tá ótima. Se usar agora, vai ser para tirar as manchas da acne antiga.
      Não tentei acupuntura nem desintoxicação pela Ayurveda. Não vejo como tratamentos sustentáveis a longo prazo. Pra mim, o melhor é cuidar da alimentação e da saúde de forma geral. Algo que eu consiga fazer todos os dias, sem pesar na rotina e no bolso. Algo que funcione para a minha família, pois não vivo sozinha.
      Na gravidez minha pele melhorou demais, o que me leva a crer que o problema realmente era deficiência de progesterona.
      Após a gravidez, caso a acne volte, pretendo fazer modulação hormonal com médico ortomolecular.
      Abraço!

      Excluir
  5. Boa tarde,
    Já tentou óleo de Primula? Li alguns relatos com resultados positivos. Comprei recentemente e irei começar a tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante de tudo o que fiz, penso que o óleo de prímula é fichinha.
      Comecei a tomar sim, mas no ciclo que comecei a tomar, engravidei. Então não tive como observar os efeitos.

      Excluir
  6. Adorei a sua postagem, deu até vontade de copiar tudo pra vida. Amei, amei, amei. Estou tentando tratar minha acne também. Tá feia a coisa. Mas não vou desistir dessa batalha. Já tomei roacutan duas vezes, mas como minha acne é hormonal, ela volta depois de dois anos. Já quero tomar de novo. Acho que ficar dois anos sem nenhuma acne vale cada centavo que investi. Vou tentar encontrar seu blog para acompanhar sempre as atualizações.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Não toma roacutan não. Você pode até ver uma melhora temporária na acne, mas os malefícios para a tua saúde serão para sempre.
      Considere modulação hormonal.
      Abraço!

      Excluir
  7. Oii meu nome é Anna.. Será que o zinco que vc comprou manipulado ajudou mais porque tinha as outras vitaminas tbem na fórmula? E já ouvi falar que às vezes o tratamento com o zinco causa uma melhora rápida e logo em seguida uma piora mas é que o efeito mesmo vem depois disso.. Talvez as vitaminas do seu primeiro zinco tenham ajudado a não ter esse piora e o outro zinco não seja tão ruim tbem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anna.
      Não, o primeiro zinco, manipulado, era apenas zinco mesmo. Não tinha nenhuma outra vitamina ou mineral junto. Confirmei isso.
      Infelizmente não funcionou pra mim, provavelmente pq eu não tinha dificiência de zinco.

      Excluir
  8. OLÁ:-)
    ADOREI O SEU POST. EU PASSO MUITO TEMPO A PESQUISAR SOBRE INÚMEROS TEMAS DE SAÚDE DEVIDO A MUITOS PROBLEMAS DE SAÚDE E PUDE REPARAR QUE REALMENTE REFERIU MUITA COISA QUE JÁ TENTEI, MAS NÃO REFERIU UMA DAS MAIS IMPORTANTES NA MINHA OPINIÃO....RECUPERAR A MICROBIOTA INTESTINAL COM PROBIÓTICOS E PREBIOTICOS....O KEFIR SEM DÚVIDA TRATA MUITOS PROBLEMAS DE PELE E NORMALMENTE TODOS ESSES MALES TEM ORIGEM NO INTESTINO. NÃO SEI SE TENTOU O KEFIR, MAS COMO NÃO REFERIU, ESPERO QUE A TENHA AJUDADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, cuidar do intestino é de extrema importância. Preciso fazer isso urgentemente. Infelizmente não me acostumei ao Kefir, mas penso sim em tomar probióticos. Abraço!

      Excluir
  9. Oi Anne! Muito obrigada pelo post!

    Tenho uma dúvida: vou pedir para manipular também. Peço apenas 30mg de zinco quelato? E magnesio, onde compro?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália, desculpa a demora, não tinha visto tua msg.
      Eu comprei o zinco no Mercado Livre. Recomendo o L-Optizinc, da marca NOW. Além de 30mg de zinco, possui 300mcg de cobre. Bjos.

      Excluir
  10. Ando pesquisando na net sobre tratamentos naturais para acne e aqui na sua página encontrei tudo q procurava. Tenho SPO e acne, maldita acne, tenho 38 anos e elas não me deixam, exceto com.o uso da pílula, q limpa tudo. Mas como não quero mais usar pílula comecei a pesquisar sobre o vitex. Depois de usar por 6 meses , q tenho q parar, com quanto tempo posso voltar a tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, nunca pesquisei isso a fundo pq acabei engravidando e minha acne melhorou MUITOOO, o que me confirma que o problema era mesmo a progesterona.
      A Lara Briden é uma naturóloga canadense que entende mto de Vitex, dá uma pesquisada no site dela, vc acha fácil pelo Google. bjos

      Excluir
  11. OI Anne, também luto contra acne a muito tempo e ja tomei roacutan 8 vezes. Apesar dos meus exames hormonais estarem ok, penso que minha pele é hormono-sensível (sensibilidade aos niveis normais), mas tambem acho que tenho a progesterona baixa. Queria saber se vc notou um piora inicial tomando o vitex. E tambem como vc descobriu sua progesterona baixa. Desde ja obrigada e parabens pelo post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, Roacutan é veneno.
      Escrevi de forma mais detalhada sobre o Vitex aqui: http://projetandoumbebe.blogspot.com.br/2016/04/fase-lutea-curta-baixa-progesterona-vitex-agnus-castus-tentando-engravidar-minha-experiencia.html
      Abraço!

      Excluir
  12. Olá Anne,
    Adorei seu post e seu blog...
    Estou sofrendo muito com a acne, pois parei de tomar anticoncepcional a uns 2 a 3 anos devido a um melasma gigante que pareceu no meu rosto, face e testa devido a isso decidir parar completamente o anticoncepcional, mas essa medicação controlou a vida inteira as espinhas...Enfim aos 44 anos eu percebo que talvez o que tenha pode ser ovário policístico que acabei não verificando devido a vida corrida e afetações emocionais que tive, outra questão é que tbm nunca me casei e a vontade de ter filho que vinha passava por não ter um parceiro, sendo assim não sabia que talvez eu pudesse ter um problema já que eu nunca planejei uma gravidez de fato... Vou começar o Lugol e selênio essa semana, será que posso tomar o Vitrex? Gostaria muito de trocar com vc sobre seu caminho! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa só ver teu comentário agora!! Como você está hoje? Bjos.

      Excluir
  13. Ola! Como esta sua pele hj? Como foi na sua gestacao, nao precisou de nenhum tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, depois de 2 filhos, amamentando o segundo, minha pele está ótima. Não fiz nenhum tratamento, apenas produtos naturais na pele. Pretendo fazer um post a respeito.

      Excluir
  14. Gente eu tbm sempre tive acne desde a adolescência mas nunca tive muita mas sempre me incomodou já tomei roacutan e minha pele ficou de bebê passou mais ou menos 1 ano elas voltaram. O que eu fiz que melhorou e me deixou sem espinha nem.cravo foi tomar mel e vinagre em jejum vcs não tem noção a maravilha que eh. E agora eu tive que tomar vitamina b12 injetavel e então elas voltaram. .. voltei a tomar o vinagre e minha pele está melhorando mas tem que ser aquele mais concentrado de preferência orgânico. PESQUISEM VALE MTO A PENA

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, tentem assistir no Youtube o vídeo sobre acne do Dr. Peter Liu, medicina chinesa. Ele diz que o problema da acne está no intestino. Tem que equilibrar a flora intestinal com uso de probióticos manipulados e naturais. Ele diz que elixir de inhame é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra apontar uma única causa da acne. Além de ser multifatorial, cada pessoa tem um problema a tratar. Meu problema nunca foi o intestino, e sim a parte hormonal, devido à muitos anos de pílula anticoncepcional (ferrou meus hormônios).

      Excluir
  16. Você acha que ficou grávida por ter tomado o vitex e ter ficado mais fértil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei grávida porque o preservativo me deixou na mão kkk. Bjos.

      Excluir
  17. Olá pessoal, alguém tem alguma experiência com o levedo de cerveja? ouvi falar que é bom para acne também.

    ResponderExcluir
  18. Olá adorei o post, queria deixar aqui minha experiência referente a acne, sofri muito tempo com isso, depois que comecei a tomarpolivitamínicos minha pele deu uma tremenda melhorada, acho que estava com deficiência de vitaminas no organismo.

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus ! Seu post é resposta de oração . Eu fiz praticamente tudo que vc fez, mas acrescento o anticoncepcional e dois ciclos de roacutan . Estou tentando engravidar tomando MIL vitaminas e sem sucesso , mta espinha ! Estava pensando do em tomar VITEX acho q vc me convenceu ! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Anne! Esse post foi resposta de oraçao fiz tuuudo o que vc fez , mas ainda tomei roacutan e espironolactona.. mas agr tentando a gravidez só tomo gluconato de zinco mas estou com mtas espinhas e sofrendo mto... cogitando pela segunda vez parar a tentativa para tratar a acne. Seeeempre suspeitei q tenho baixa progesterona exatamente pelos motivos q vc elencou... meu medico ainda diz q eu sou o tipo de pessoa q a gravidez vai melhorar a peele. entao, vou seguir sua dica e tomar vitex ! ja estava cogitando.... volto pra dar noticias. Mas me conta ,como esta sua pele hoje apos a gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess! Depois de 2 gravidezes, minha pele está mto melhor. De fato o meu problema é hormonal, tenho baixa progesterona, tanto é que na gravidez minha pele fica maravilhosa.
      Agora estou amamentando minha segunda bebê e a pele está bem boa, quando abuso de alimentos mto inflamatórios, aparece uma ou outra acne cística.
      Se você está tentando engravidar, entra no nosso grupo do WhatsApp para tentantes. Você vai amar.
      Bjos!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta, vou entrar sim! vou procurar aqui no blog! um beijo!!! <3 alias nunca vi nada parecido com esse seu post! ja passei pra umas 3 pessoas!

      Excluir
    3. Aqui está o link: https://projetandoumbebe.blogspot.com/2016/08/grupo-de-tentantes-no-whatsapp-o-sonho.html

      Dá um alô qdo entrar. Dependendo do grupo que vc entrar, não vou estar. Se nao me achar na lista de admins, peça para alguma admin me avisar que vc entrou. =)
      Bjos!

      Excluir