terça-feira, 12 de abril de 2016

Fase lútea curta + baixa progesterona + Vitex agnus-castus - Minha experiência

Olá, meninas, tudo bem?

Acredito que esta dica vai ajudar muitas meninas que estão querendo engravidar naturalmente.

Minha jornada pessoal com a baixa progesterona


Este post é para relatar minha experiência com o Vitex agnus-castus, após eu, por conta própria, identificar falha na fase lútea (fase lútea curta ou insuficiente, problema também identificado como "deficiência na fase lútea"). O Vitex, também chamado de 'Chaste Tree Berry', é comercializado com o nomes Lutene, Tenag, Normaciclo, Nalle ou Vitenon. Poder ser manipulado ou comprado em farmácias e lojas de fertilidade. Compre seu Vitex aqui.

Bom, tenho tido alguns sintomas que me fazem pensar que posso estar com deficiência de progesterona. Como não estou tentando engravidar, não corri atrás de médicos e exames. Mas fico imaginando se essa deficiência não pode acarretar em outros prejuízos para minha saúde além de uma possível infertilidade no futuro.
Tomei anticoncepcional por seis longos anos, até que resolvi me informar melhor sobre os prejuízos à minha saúde e comecei a fazer uso do método sintotermal (Billings/muco + temperatura basal). Estou sem hormônio deste setembro/2014, há exatos 20 ciclos.
Quando comecei a pílula, tive bastante diminuição do meu fluxo menstrual, mas naquela época isso era motivo para comemorar.
Agora, eu estou preocupada com a minha baixa progesterona.

Como eu desconfiei da baixa progesterona
Como eu não fiz nenhum exame, fui na intuição mesmo. Esses são meus sintomas:
  • Fase lútea curta: nos meus últimos 6 ciclos, minha fase lútea tem sido de 11/12 dias.
  • Menstruação borra de café: esse tipo de "sangue" por mais de 3 dias, pode indicar baixa progesterona.
  • Pouco fluxo menstrual: tenho apenas um dia de sangramento, que um protetor diário da conta tranquilo.
  • Dificuldade para emagrecer: apesar de fazer reeducação alimentar e me exercitar regularmente, ao longo de 6 meses emagreci apenas 7kg dos 14kg que preciso perder.
  • Retenção de líquido: mesmo tomando chá verde e outros fitoterápicos para desinchar.
  • Acne: acredito que é um dos sintomas que mais me aborrece. Ter que usar base o tempo todo para esconder algo que não consigo ver no espelho. A acne não é severa, mas é muito dolorida e manchou todo o meu rosto e costas. Minha principal reclamação é em relação às espinhas internas, também conhecida como acne cística (super doloridas) que aparecem no queixo.

Meu ciclo

Este é o meu 20º ciclo acompanhando a temperatura basal (TB). Estou no 25 DC (dia do ciclo) e 9 DPO (dias após a ovulação). Ultimamente, a minha fase lútea está sendo de 10/11 dias, mas já foi de 12/13 dias. A menstruação está prevista para sexta-feira, dia 15/04, daqui 3 dias, que será o 28 DC se não descer.

Por que uma fase lútea de 14 dias é crucial para poder engravidar?

A fase lútea é uma etapa vital do ciclo menstrual, que ocorre após a ovulação. Durante este período, o corpo se prepara para uma possível gravidez, com o revestimento uterino se tornando mais espesso e rico em nutrientes. Esta fase é regulada principalmente pela progesterona, um hormônio essencial para a manutenção da gravidez.

A Importância da Progesterona

A progesterona, produzida pelo corpo lúteo (restos do folículo que liberou o óvulo), tem o papel de manter o revestimento uterino apto a receber um óvulo fertilizado. Se a gravidez não ocorre, os níveis de progesterona caem, levando à menstruação. Por outro lado, se há uma concepção, a progesterona continua a apoiar o revestimento uterino até a placenta assumir essa função.

Desafios da Fase Lútea Curta

Uma fase lútea considerada curta tem menos de 12 dias. Este período reduzido pode ser insuficiente para que um óvulo fertilizado se implante e cresça, resultando em dificuldades para engravidar ou manter a gravidez.

Começando a tomar o Vitex agnus-castus

Como não quero esperar o 1 DC (1º dia do ciclo), pretendo começar a tomar hoje, terça-feira, 12/04. Vou tomar 1 cápsula por dia de Vitex agnus-castus 200mg em pó, sem interrupção, por 6 meses. É impotante destacar que o Vitex em pó é cerca de 10 vezes menos concentrado que o extrato seco.

Eu sei que estou tomando uma dose baixa. Estou tomando 200mg quando o usual são 400mg ou até 2 doses por dia de 400mg, totalizando 800mg diários. Mas eu sou pequena e sempre fui muito sensível, tomo sempre metade da dose recomendada de todos os medicamentos, por isso optei por 200mg.

Portanto, questione o farmacêutico antes de comprar. A posologia recomendada está indicada mais abaixo.


VITEX AGNUS-CASTUS

O Vitex agnus-castus também conhecido como Chaste tree berry, é um potente regulador hormonal feminino, atualmente comercializado com o nomes Lutene, Tenag, Evocanil, Normaciclo, Nalle ou Vitenon. Diminui prolactina e incrementa o LH, tensão pré-menstrual, cefaléia, acne juvenil, por desarranjo hormonal, infertilidade feminina, insuficiência do corpo lúteo, enxaqueca menstrual, coadjuvante no tratamento da endometriose. O produto pode ser manipulado ou comprado pronto em farmácias. Para manipular, consulte um farmacêutico e siga as instruções da posologia.


Indicações do Vitex:
  • Deficiência/Insuficiência do corpo lúteo (baixa progesterona);
  • Fase lútea menor do que 12 dias;
  • Sangramento durante a fase lútea;
  • Abortos espontâneos;
  • Tratamento hiperprolactinemia (excesso de prolactina);
  • Equilibrar o ciclo depois do uso de pílulas anticoncepcionais;
  • Alguns tipos de SOP (Síndrome de Ovários Policísticos);
  • Endometriose;
  • Amenorréia (ausência da menstruação);
  • TPM;
  • Acne;
  • Menopausa.
Posologia (como tomar):
  • Em pó: 400 a 1000mg/dia (três vezes por dia).
  • Extrato seco: 40 a 100mg/dia (duas vezes por dia).
  • Extrato seco padronizado 0,5% de Agnosídeos: 40 a 100mg/dia (uma vez por dia).
  • ATENÇÃO 1: opte por uma das três formas, mas antes converse com o teu médico.
  • ATENÇÃO 2: o extrato em pó é mais barato, porém é cerca de 10 vezes menos concentrado que o extrato seco. Ou seja, uma cápsula de 40mg de extrato seco, corresponde à 400mg de Vitex em pó. Portanto, questione o farmacêutico antes de comprar. Peça o laudo na farmácia e analise.
  • ATENÇÃO 3: Dependendo da posologia, ao detectar a ovulação, o uso do Vitex deve ser interrompido, só voltando a ser tomado no primeiro dia da menstruação.
    Contraindicações:
    Não há trabalhos que assegurem o uso de Extrato seco de Vitex agnus castus em mulheres grávidas. Não é indicado o uso deste medicamento para mulheres que estejam amamentando. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
    Recomenda-se que pessoas que estejam fazendo uso de anticoncepcionais orais e hormônios ou antagonistas dos receptores dopaminérgicos sejam avaliadas pelo médico antes da fazer uso deste medicamento, pois o VITEX tem a sua atividade na hipófise e no hipotálamo, e dessa forma pode interferir com outras terapias endócrinas (Terapia de Reposição Hormonal, contraceptivos orais e hormônios sexuais).
    Devido aos efeitos dopaminérgicos, pode ocorrer uma diminuição recíproca do efeito quando da administração concomitante com os antagonistas dos receptores da dopamina.
    No geral o Agnus castus não apresenta quadros de intoxicação, apesar de quadros de reações alérgicas, as quais se resolvem seguindo um tratamento descontínuo com Agnus tem sido reportados. Dores de cabeça e aumento do fluxo menstrual também já foram encontrados. É contraindicado o uso para mulheres com déficits metabólicos de FSH e para aquelas que estejam fazendo tratamento com hormônios femininos.

    Onde comprar o Vitex: o Vitex pode ser comprado na loja online iHerb.

    Vitex agnus-castus. Compre aqui.
    Compre na iHerb.
    Dicas:
    Recomendo a leitura do artigo "O que fazer e o que não fazer com Vitex no tratamento de problemas menstruais", da naturopata canadense Lara Briden. Algumas dicas importantes que ela dá:
    • Tome o Vitex pela manhã, antes do café da manhã, pois é quando a glândula pituitária está mais receptiva.
    • Tome durante a fase folicular (primeira fase do ciclo) e continue, mesmo identificando a ovulação. Continue tomando até o primeiro dia da próxima menstruação.
    • Se você tiver ciclos regulares, dê uma pausa de 5 dias assim que vier a menstruação. Se o teu ciclo for irregular tome Vitex por 25 dias e pare por 5 dias. Assim que vier a menstruação, novamente dê uma pausa de 5 dias. Isso evita que que seja reduzido o efeito do Vitex na pituitária.
    • Não tome Vitex assim que parar a pílula. O Vitex é forte, e a transição deve ser suave para não confundir a comunicação entre a hipófise e os ovários.
    • Não combine Vitex com nenhuma outra medicação, principalmente as de indução hormonal. Isso pode resultar em uma grave condição chamada síndrome de hiper-estimulação ovariana. Os ovários podem ir à falência.
    • Considere usar para regular o teu ciclo menstrual, mas tome cuidado ao usar para a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). O Vitex ajuda a ovular e irá ajudá-la a menstruar em 2 ou 3 ciclos. Porém, é importante frisar, que ele não funciona para todos. Se você tiver SOP, ele pode piorar o quadro. Isso acontece porque ele aumenta o LH (hormônio luteinizante), um hormônio já muito alto em alguns tipos de SOP.
    • Não tome por muito tempo. O Vitex é mais eficaz durante os primeiros três a seis meses de uso. Depois disso, o seu efeito sobre a pituitária começa a diminuir. Se Vitex é o tratamento certo para você, ele vai trabalhar dentro dos primeiros três ou quatro meses. Depois disso pode parar, porque a ovulação e a menstruação estarão regulares. Você pode voltar a tomar Vitex depois de 2 ciclos de pausa se você se sentiu melhor tomando.
    • No final do post tem uma atualização ciclo a ciclo. Acompanhe e veja os resultados do Vitex.
    Mais informações sobre o Vitex:

    ENTENDENDO O CICLO MENSTRUAL
    Para entender melhor o ciclo e a fase lútea, vamos levar em condiração estes dois calendários. O calendário comum é o calendário que usamos no dia-a-dia, possui dias, semanas e meses. O calendário menstrual, é o calendário que você usa para acompanhar o teu ciclo.




    O que é a fase lútea: a fase lútea é o período compreendido entre o dia da ovulação e o primeiro dia da menstruação. É nesse período que o zigoto (futuro embrião) irá se implantar no útero caso o óvulo tenha sido fecundado. Vamos usar um exemplo, utilizando os calendário acima, onde a fase lútea está marcada em azul: no calendário comum, essa fase iria do dia 20 ao dia 29 (seja de março, abril, maio, ou seja, o mês vigente). No calendário menstrual, essa fase iria do dia 17 ao dia 26 do ciclo. No caso do exemplo dado, a fase lútea foi de 10 dias.

    Como calcular minha fase lútea: para calcular a fase lútea, some os dias compreendidos entre a ovulação e a menstruação. Para isso, você precisará marcar o dia que ovulou, e o primeiro dia da menstruação. No caso do exemplo dado acima, é só somar os dias marcados em azul, que dão 10 dias. Para detectar tua ovulação, você deve fazer ultrassonografia seriada, teste de ovulação, controle pelo método de Billings e/ou controle da temperatura basal. Para saber melhor como calcular a ovulação, clique aqui.

    Qual a duração ideal da fase lútea: os médicos defendem que uma fase lútea saudável deve durar pelo menos 12 dias. No entanto, para engravidar, 14 dias são desejáveis, pois aumentam as chances de conceber.

    Identificando uma fase lútea curta: uma fase lútea curta possui menos de 12 dias. Digamos que você somou os dias compreendidos entre a ovulação e a menstruação e esse número deu menos do que 12, a tua fase lútea é curta e merece uma melhor investigação. No entanto, vale lembrar que a forma mais confiável de se detectar uma fase lútea curta é fazendo um exame hormonal.

    Tenho fase lútea curta. O que fazer? Antes de mais nada: calma. Isso não é nada grave e pode ser facilmente resolvido. Caso esteja tentando engravidar, recomendo uma visita ao endocrinologista ou ao ginecologista e pedir exames. Pode haver uma série de fatores, mas um dos mais comuns é uma baixa dosagem de progesterona. Outras causas consistem em baixa qualidade do folículo ovariano ou falha no revestimento uterino (endométrio), que não responde de forma adequada à progesterona.

    Relação entre fase lútea curta e infertilidade:  a fase lútea é  de máxima importância para a fertilidade, pois é durante essa fase que o óvulo fecundado (zigoto) segue para se implantar no útero. Se ocorrer um problema na fase lútea, o útero não estará em condições de suportar a implantação do embrião. Em outras palavras, com uma fase lútea curta, não há tempo suficiente para o zigoto descer das trompas e se implantar no endométrio (membrana que reveste o útero). Isso afeta o embrião, cuja implantação depende de um endométrio forte e saudável. Resumindo, em uma fase lútea curta, provavelmente o ovo fertilizado será incapaz de ser implantado com sucesso no endométrio.
    No entanto, se com muito esforço, o óvulo ainda assim conseguir se implantar, as chances de uma perda ovular (aborto), são grandes.

    Fase lútea curta e baixa progesterona: a baixa dosagem de progesterona normalmente é um dos principais responsáveis por uma fase lútea insuficiente. A progesterona é responsável por manter o endométrio em condições ideais de receber o zigoto/embrião. Caso a progesterona seja baixa, o endométrio não estará em sua melhor condição e poderá não estar preparado para receber o zigoto/embrião, acarretando em um aborto. Muitas vezes esse aborto não é detectado porque pode ser facilmente misturado ao sangue da menstruação.

    Como tratar uma fase lútea curta/Como aumentar a fase lútea: normalmente os médicos prescrevem cremes ou pílulas à base de progesterona, como Vitex, Lutene, Tenag, Normaciclo, Nalle ou Vitenon.

    Fase lútea curta + baixa progesterona + Vitex agnus-castus - Minha experiência: Como não tenho uma prescrição médica e estou tomando por conta própria, optei pelo Vitex, que é um fitoterápico.


    ATUALIZAÇÕES CICLO A CICLO

    [1ª ATUALIZAÇÃO] [Sábado, 16/04/16] [Resumo do 20º ciclo]

    Como prometido, a atualização.

    Comecei a tomar o Vitex no dia 12/04, terça-feira, no meu 25 DC/9 DPO (25º dia do ciclo e 9º dia após a ovulação). Já tomei 5 cápsulas contando com a de hoje (hoje é dia 16/04).

    Como tem acontecido nos últimos ciclos, a fase lútea deste durou 11 dias. Caso eu fosse tentante, 11 dias seria um período muito curto para o embrião se implantar e eu teria dificuldades em engravidar.

    Como previsto, ontem a menstruação desceu e hoje estou no meu 2 DC (2º dia do ciclo).

    Sintomas: Ontem, no dia que a menstruação desceu, eu senti uma cólica absurdamente forte. Eu não sentia essa cólica há mais de 8 anos. Foi uns 5 minutos de dor intensa, eu chorava e me contorcia de dor. E o pior é que estava dirigindo. Ao parar o carro, eu só conseguia chorar. Não tenho certeza se foi por causa do Vitex. Durou esses 5 minutos e passou rapidamente. Fiquei atordoada com a intensidade, a rapidez com que veio e a rapidez com que passou. Se a cólica tivesse persistido eu teria ficado preocupada. No meu 1º dia do ciclo, geralmente já tenho fluxo médio. Ontem porém veio apenas borra (spotting) e hoje o fluxo está bem fraco e ralo. Está totalmente diferente do meu padrão. Mas ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão, afinal o Vitex é um medicamento que funciona a longo prazo, seus resultados aparecem só depois de 6 meses de uso.
    Resumo do 20º ciclo:
    • Início: 19/03
    • Fim:  14/04
    • Duração: 27 dias
    • Ovulação: 03/04, 16 DC
    • Fase lútea: 11 dias
    _________________________ 

    [2ª ATUALIZAÇÃO] [Domingo, 15/05/16] [Resumo do 21º ciclo] [1º ciclo após Vitex]

    Este é o primeiro ciclo após começar a tomar Vitex agnus-castus 200mg (em pó). Vou falar minhas impressões deste primeiro ciclo.

    Antes de mais anda é importante alertar: o Vitex não funciona de imediato. Ele leva até 6 meses para fazer a limpeza completa no organismo. No entanto, com pouco mais de 1 mês tomando as cápsulas, já vejo algumas coisas positivas e isso me anima a continuar tomando.

    Nos dois últimos ciclos (19º e 20º ciclo) eu tive uma fase lútea de 11 dias. Como eu disse na primeira atualização, 11 dias seria um período muito curto para o embrião se implantar e eu teria dificuldades em engravidar. Por incrível que pareça, esse ciclo tive uma fase lútea ainda mais curta! Apenas 10 dias. Se 11 dias era insuficiente, 10 dias é ainda mais. A última vez que tive uma fase lútea curta assim foi no meu 1º ciclo com o método sintotermal, logo após parar a pílula, em setembro/2014. No entanto, esse ciclo foi 2 dias mais longo que o anterior (o anterior teve 27 dias e este 29 dias).

    Ovulação voltou a atrasar (ovulação tardia). Depois que eu comecei a tomar o óleo de cártamo (faz uns 4, 5 meses), deu uma boa regulada na ovulação, ela estava vindo no 15DC, 16DC. Agora voltei a ovular tarde, nesse ciclo foi no 19DC, acredito que faz parte da regulação que o Vitex está fazendo. Aliás, acho que o óleo de cártamo foi fundamental para para adiantar a ovulação nos ciclos passados. Adorei isso! Vou continuar tomando porque também me ajudou a eliminar 8Kg (e contando!).

    Uma das principais diferenças que senti neste ciclo: nessas duas últimas semanas minhas espinhas melhoraram uns 40%. E o melhor de tudo: aquelas espinhas internas, doloridas, sem ponta que apareciam no queixo, não apareceram mais! Nem acredito que passei pela TPM sem ter nenhuma espinha dessas.

    A menstruação finalmente veio com tudo. No primeiro dia já veio sangue vermelho, não ficou aquela brincadeira chata de vir spotting (borra marrom) por dias. Veio spotting sim, mas junto com sangue, o que é ótimo. O fluxo também já aumentou bastante, diria que aumentou já uns 50% em relação ao ciclo passado.

    Também não sofri o terrível temperamento pré menstrual (TPM). Gente, eu estava ótima esses dias. Ótima, ótima, ótima. Nem parecia eu. Sem aquela irritabilidade e desânimo extremos da TPM (marido agradece). Também não tive NADA de cólicas. Apenas um desconforto abdominal uns dias antes, mas apenas desconforto, não classificaria aquilo como dor. Como pode, em apenas um ciclo a TPM, a acne, a cólica e o fluxo menstrual já melhorarem? Estou confiante para os próximos ciclos.
    Resumo do 21º ciclo:
    • Início: 15/04 
    • Fim: 13/05 
    • Duração: 29 dias 
    • Ovulação: 03/05, 19DC 
    • Fase lútea: 10 dias
    _________________________

    [3ª ATUALIZAÇÃO] [Segunda, 16/06/16] [Resumo do 22º ciclo] [2º ciclo após Vitex]

    Olá! Vamos às atualizações dos 22º ciclo, que se encerrou dia 10/06.
    Quando o aplicativo (Fertility Friend) marcou a ovulação no 16DC (16º dia do ciclo), percebi que meu ciclo já estava começando a regularizar. Quem tem acompanhado minhas atualizações, sabe que no ciclo passado (21º ciclo), tive ovulação tardia, algo que sempre procurei combater com o uso de vitaminas (tenho usado o óleo de cártamo e tenho tido sucesso). Essa ovulação tardia do ciclo passado me preocupou um pouco. Mas confiei que meu corpo estava tentando se regularizar com o Vitex, algo que pode demorar até 6 meses. Como estou tomando uma dosagem baixa (200mg, metade da dosagem recomendada), me conscientizei que talvez eu fosse um desses casos em que o Vitex demora para fazer efeito. Enfim, fiquei muito contente com a ovulação no 16DC! Analisando o meu gráfico, creio que a ovulação pode até ter ocorrido no dia anterior (15DC), mas deixei as desconfianças de lado e confiei na marcação do aplicativo. Logo nos primeiros dias percebi que esse ciclo estava com um padrão totalmente diferente. Eu normalmente tenho um grande pico (shift) de temperatura logo após a ovulação. E nesse ciclo a temperatura aumentou gradativamente. Esperei. Lá pelo 24 DC/6 DPO (24º dia do ciclo e 6º dia após a ovulação), percebi que esse gráfico estava muito parecido com os meus gráficos do final de 2014 e início de 2015, há mais de um ano atrás, mais precisamente os meus 4º, 5º e 6º ciclo. E justamente esses 3 ciclos (4º, 5º e 6º) tiveram fase lútea de 12 dias (logo depois desses três ciclos minha fase lútea passou para 11 dias e até 10 em alguns ciclos). Fiquei super contente, torci e continuei acompanhando! Será que meu ciclo seria parecido com esses no tamanho da fase lútea? Não deu outra! Quando terminou o 12DPO (12º dia após a ovulação) sem sinal da menstruação, comemorei! Finalmente tive uma fase lútea de 12 dias! Estava torcendo para ela ter 13 dias, mas não, no dia seguinte a menstruação desceu com força! Outro ponto SUPER positivo deste ciclo, igual ao ciclo passado: não tive spotting ANTES da menstruação (aquela borra marrom, também chamada de 'escape'), mas depois de dois dias de bastante fluxo, tive 4 dias de spotting.

    Também não tive nada de TPM! Passei a semana como um poço de calma, apesar dos problemas no trabalho. A ausência da TPM pra mim é um dos melhores sinais da eficácia do Vitex. Também não tive NADA de cólica (se você ler a atualização do 20º ciclo, vai ver que tive uma cólica bem forte).

    Tive apenas uma espinha interna no queixo, uns 3 dias antes da menstruação vir. Saíram algumas outras espinhas na bochecha, mas secaram rapidamente com o uso do leite de magnésia/hidróxido de magnésio (dica: suuuuper recomendo para secar espinhas, 1000% melhor do que ácido salicílico). Assim que passou a menstruação, não saiu mais nenhuma espinha, nem interna, nem externa. Nada. A pele não está oleosa, está ótima (estou apenas usando hidratante antes de dormir). Minha pele nunca esteve tão boa. Só não está melhor porque eu insisto em cutucar e também por causa das manchas antigas. 

    Bora pro 23º ciclo!
    Resumo do 22º ciclo:
    • Início: 14/05
    • Fim: 10/06
    • Duração: 28 dias
    • Ovulação: 29/05, 16DD
    • Fase lútea: 12 dias
    _________________________

    [4ª ATUALIZAÇÃO] [Sexta, 29/07/16] [Resumo do 23º ciclo] [3º ciclo após Vitex]

    Olá! Esse ciclo estava sem ânimo de vir atualizar, mas como sei que tem meninas que acompanham apenas este post, tomei coragem e vim.

    Não tive muitas novidades nesse 23º ciclo. Apenas um susto, quando no 10DPO (10º dia após a ovulação), a temperatura basal (36,8°C) ainda estava alta para os meus padrões. No 9DPO ela já começa a cair. Então fiz um teste de gravidez, que claramente deu negativo.

    O fase lútea parece ter estagnado nos 12 dias, igual ao ciclo passado. Eu esperava que nesse ciclo houvesse um aumento para 13 dias. Ainda está insuficiente, ainda não está legal. Eu não sei se aumento a dose do Vitex para 400mg ou começo a tomar vitamina D (estou deficiente). Na próxima atualização, eu digo para vocês o que eu resolvi.

    Não tive TPM, o período antes da menstruação não tive nenhuma irritação ou depressão. Estava super bem. Também não tive nenhuma cólica, nem colicazinha, nem senti quando a menstruação veio. O fluxo parece ter aumentado um pouco em relação ao ciclo passado, talvez uns 20%.

    O que mais melhorou foi a acne. Nenhuma espinha interna. Só quem já teve, sabe o quanto é dolorido, a área fica toda inchada e avermelhada. Agora, se sai alguma espinhas, é aquelas externa, bem fácil de tirar que seca super rápido. Ah, e o padrão mudou. Se sai alguma espinha, é na ovulação e não mais antes de vir a menstruação. Resumindo: SUPER recomendo Vitex para tratar a acne hormonal. Como sempre tive o ciclo bem regulado, eu achava que minha acne era em função de alergia alimentar. Então cortei leite, glúten e doces (fritura nunca comi). Não adiantou nada. Meu único sintoma era a fase lútea curta (10, 11 dias). Se eu não acompanhasse meu ciclo há mais de ano, com a temperatura basal, eu nunca iria adivinhar isso. Mas atente-se: não espere resultados imediatos. O Vitex demora para fazer efeito!

    Resumo do 23º ciclo:
    • Início: 11/06
    • Fim: 08/07
    • Duração: 28 dias
    • Ovulação: 26/06, 16DC
    • Fase lútea: 12 dias
    _________________________

    [5ª ATUALIZAÇÃO] [Domingo, 14/08/16] [Resumo do 24º ciclo] [4º ciclo após Vitex]

    Enrolei bastante para fazer essa atualização. E o motivo foi algo estranho que aconteceu com o meu ciclo e que tive que pesquisar bastante antes de vir aqui e falar besteira.

    Pra começar, esse ciclo eu me distraí e quando vi já era o 14DC. Para quem não sabe, eu acompanho o meu ciclo há quase 2 anos por meio do método sintotermal (mais precisamente, comecei dia 31 de agosto de 2014), que consiste que observar as mudanças de muco cervical juntamente com a aferição da temperatura basal. Não faço uso de pílula anticoncepcional. Apesar de já aplicar esse método há quase 2 anos, não me considero nenhuma expert no assunto. Sei o básico e procuro sempre estudar e coletar o máximo de informações para auto-conhecimento e também para ajudar outras pessoas. Enfim, eu deveria ter começado a medir a temperatura o mais tardar no 12DC, afinal, pelos ciclos passados, minhas últimas ovulações ocorreram no 16DC. O método e o aplicativo que eu uso (Fertility Friend) precisam de três temperaturas mais baixas e três temperaturas mais altas para marcar a ovulação. Como eu comecei a medir no 14DC e provavelmente ovulei no 16DC, faltou uma temperatura para dar essa confiança maior na marcação do dia da ovulação. Soma-se a isso o fato de eu estar muito ocupada e não ter feito anotações a respeito do meu muco cervical naqueles dias. O resultado foi um gráfico incompleto, com informações faltantes. Por si só, esses dois eventos já bagunçariam o ciclo. Mas aconteceu mais uma coisa que me deixou ainda mais confusa.

    Antes de mais nada, quero deixar claro que eu não recomendo a auto-medicação. Mas EU, ME, MYSELF, costumo experimentar fitoterápicos por conta própria. Sou uma pessoa bastante sensitiva e tenho uma ligação muito forte com o meu corpo. Praticamente todas as vezes que estive doente, descobri o problema por conta própria. Não sou nenhuma louca de tomar qualquer coisa. Eu pesquiso muito antes. E mesmo pesquisando muito, tenho ainda o costume de reduzir pela metade a dose do produto. Foi o que aconteceu com o Vitex. Normalmente a dosagem mínima das cápsulas é de 400mg, e eu decidi tomar de 200mg. E funcionou para mim. Essa atualização não é para falar muito sobre o Vitex, que aliás, continua funcionando lindamente para mim, principalmente no triplo terror: TPM + cólicas + acne.

    Bom, o assunto é: comecei a tomar suplemento de vitamina D3. Sexta-feira, dia 29/07, 21 DC/5 DPO (21º dia do ciclo e 5º dia após a ovulação) comecei a tomar 1 cápsula de 5000UI de Vitamina D3 por dia. Algumas pessoas podem achar o valor alto, mas essa dosagem é segura e recomendada pelo Vitamin D Council, para ser tomada todos os dias com o objetivo de manter ideal o nível de vitamina D no sangue. Após começar a tomar, nós dias seguintes apresentei alguns sintomas que me deixaram em dúvidas. Por esses dias eu também estava com uma dor muscular constante no pescoço, muito provavelmente devido à tensão nervosa referente à dias de alto stress. No segundo dia tomando a vitamina D3, à noite, tive um calafrio muito intenso. Não estava frio. Mas eu experimentei uma sensação de frio intenso. Encostar em qualquer superfície minimamente fria me causava dor. Eu já não suporto o frio e estar com as sensações aumentadas em relação ao frio, me fez muito mal. Meu marido me ajudou a deitar na cama, mas o contato com o lençol frio me fez chorar de desespero. É importante frisar que naqueles dias eu estava emocionalmente abalada e alguns minutos antes do calafrio, passei por um momento de altíssimo estresse. Acredito que minha pressão tenha aumentado, assim como o nível de açúcar no sangue devido à adrenalina do momento. Com certeza esse conjunto não faz bem a ninguém: stress+pressão alta+adrenalina. Junta-se à isso uma pessoa emocionalmente abalada, extremamente sensível e uma noite um pouco fria. Meu marido colocou na soma a dor no pescoço e ficou muito preocupado com a possibilidade de ser uma meningite. Eu descartei a ideia, mas ele não. Não estou dizendo que esse evento foi devido à vitamina D3, mas também não descarto. Ainda estou fazendo minhas pesquisas.

    O engraçado é que nos próximos 5 dias, minha temperatura basal se manteve constantemente alta, nos 36,9˚C. Durante esses 5 dias, tive dificuldade para comer gordura. Sentia meu fígado rejeitando, não suportava nem o cheiro.

    É claro que no 10DPO, com a temperatura já há 5 dias batendo no 36,9˚C, eu suspeitei de gravidez, embora no meu íntimo eu soubesse que não estava grávida. Mas não, eu não tive coragem de fazer um teste de gravidez no 10DPO, mesmo sabendo que um teste ultra-sensível positivaria, caso a data da ovulação estivesse correta e eu estivesse de fato grávida.

    Quando chegou o 12DPO e junto dele uma queda brusca de temperatura (36,5˚C), eu achei que naquele dia à noite ou no próximo dia a menstruação desceria. Pois é, eu achei,

    E quando chegou o 13DPO, um aumento de 2 décimos na temperatura (36,7˚C) e no fim do 13DPO sem sinal de menstruação? Comemora o aumento fase lútea para 13 dias ou começa a ficar preocupada com uma possível gravidez (se é que já não estava preocupada antes)?

    E chegou o 14DPO com a mesma temperatura do 13DPO (36,7˚C). Minha preocupação só aumentava. Nesses 2 anos eu só tive 1 ciclo com fase lútea de 14 dias, que foi meu 8º ciclo em março/2015. Terminou o 14DPO e nada dela. Me programei para fazer um teste de gravidez com a primeira urina da manhã no dia seguinte (15 DPO) caso a temperatura não abaixasse.

    HAHAHA. Chegou segunda-feira, 08/08, o 15DPO e com ele um aumento da temperatura para 36,8˚C. É ou não é para surtar? Fiz o teste de gravidez tremendo. Eu sentia que não estava grávida e isso me tranquilizava de certa forma. Mas quando todas as evidências mostram o contrário, parece que a gente perde o rebolado e o empoderamento. Bom, o teste: eu usei um teste de alta sensibilidade (10mIU), um teste que conheço e confio, afinal vendo ele na loja há mais de 1 ano. Ou seja, eu sei como funciona. Quando coloquei na urina e passou alguns segundos, começou a aparecer a linha de controle. Só ela. Eu não esperei 3 minutos nem 5 minutos. No 15DPO, com um teste de alta sensibilidade, usando a primeira urina da manhã, se estivesse grávida a linha de teste apareceria quase tão rápido quando a linha de controle. Acho que eu soltei o ar que estava segurando há dias. Eu tremia de alívio. Acho que essa constatação física, emocional e psicológica de não estar gerando, ajudou a menstruação a descer, porque às 15h mais ou menos começou uma leve cólica. Nem era cólica, era mais uma sensação de cólica. Foi se intensificando ao longo da tarde, não não ficou forte. Mas era ela.

    No dia seguinte, uma queda brusca na temperatura (36,4˚C) o 16DPO passou a ser o 1DC quando veio a menstruação marcando o início de 25º ciclo.

    FALA SÉRIO. Que drama, né? Bom, nesses dias todos eu pesquisei muito para tentar descobrir se havia alguma relação entre a vitamina D3, o aumento da temperatura basal e o aumento no tamanho da fase lútea. Afinal, se a fase lútea aumentou por causa da vitamina D3, eu descobri algo fantástico. Rsrs, tá bom, talvez alguém já tenha descoberto isso antes. Mas eu nunca vi uma pesquisa completa abordando o assunto. A gente sabe o quanto a vitamina D é essencial para tentantes, mas ninguém explica em termos técnicos no que ela afeta e qual a sua importância especificamente para casos de deficiência na fase lútea. Ainda não encontrei muita coisa. Estou pesquisando principalmente em artigos científicos em inglês e estou reunindo toda a informação possível para um futuro post. E com essa atualização, ficam algumas perguntas:

    1) A vitamina D3 pode, como um sintoma/reação, aumentar a temperatura basal por alguns dias?

    2) A vitamina D3 pode aumentar o tamanho da fase lútea?

    3) Qual a relação da vitamina D3 com a produção da progesterona e do estrogênio?

    4) A vitamina D3 pode alterar o ciclo menstrual de alguma forma?

    5) Neste 24º ciclo, o que de fato aconteceu? O Vitex aumentou a fase lútea de 12 dias para 15 dias? Ou foi a vitamina D3 que aumentou a fase lútea de 12 dias para 15 dias? Ou nada disso aconteceu, na verdade aconteceu uma ovulação tardia no 21DC (bem no dia que comecei a tomar a vitamina D3) e a fase lútea reduziu para apenas 10 dias (muito pouco provável)?

    Ainda não vou fazer um post falando sobre as maravilhas da vitamina D3 para o aumento da fase lútea até ter alguma base confiável para lançar o questionamento.

    Resumo do 24º ciclo:
    • Início: 09/07
    • Fim: 24/07
    • Duração: 31 dias
    • Ovulação: 24/07, 16DC
    • Fase lútea: 15 dias
    _________________________

    [6ª ATUALIZAÇÃO] [Terça, 20/09/16] [Resumo do 25º ciclo] [5º ciclo após Vitex]

    Olá, meninas. Desculpa a demora. Sei que tem bastante gente acompanhando este post.

    Esses últimos ciclos tem sido confusos porque não sei direito quando ovulei. No ciclo passado foi por causa da Vitamina D3, que deu uma leve bagunçada no ciclo e causou um atraso menstrual, aumentando o tamanho da fase lútea. Nesse ciclo, o erro foi uma temperatura errada que tirei no 15DC. O método da temperatura basal pede muita disciplina. Um dia que você mede errado, já bagunça todo o ciclo. E o 15DC é muito importante para mim que costumo ovular no 16DC. O que aconteceu? Bom, eu normalmente meço minha temperatura às 7:30 da manhã. Mas no sono, acabei desligando o despertador e acordei só 10:30h. Tirei a temperatura e deu 36,9˚C. É uma temperatura muito alta para a fase folicular. Fiquei na dúvida. Será o shift da ovulação (normalmente a ovulação ocorre 1 dia antes do “thermal shift”, que é uma rápida subida da temperatura)? Ou será que devo descartar por ter tirado a temperatura 3h depois do usual? Caso eu considerasse essa temperatura, o aplicativo marcaria a ovulação para o 14DC. Caso descartasse, a ovulação pularia para o 16DC. O pior é que nem o muco ajudou, pois tive muco fértil antes do 14DC e depois do 16DC, como podem ver no gráfico. Segui minha intuição e preferi marcar a ovulação no 16DC.

    Para as meninas que estão acompanhando o post por causa da acne hormonal: não esperem um resultado rápido. Vitex demora meses (ou melhor, ciclos) para fazer efeito. Eu observo uma melhora diária na minha pele. Ultimamente tenho visto que até as manchas estão clareando. Esse ciclo tive 2 espinhas, perto da ovulação. Talvez quem estiver tomando 400mg observe uma melhora mais rápida.

    Gráfico de fertilidade no 25º ciclo.
    Resumo do 25º ciclo:
    • Início: 09/08
    • Fim: 05/09
    • Duração: 28 dias
    • Ovulação: 24/08, 16DC
    • Fase lútea: 12 dias
    _________________________

    [7ª ATUALIZAÇÃO] [Domingo, 16/10/16] [Resumo do 26º ciclo] [6º ciclo após Vitex]

    Acho que esta é minha última atualização a respeito da minha experiência com o Vitex.

    Comecei a tomar o Vitex dia 12/04. Parei domingo, dia 09/10. Tomei 180 cápsulas de Vitex durante 180 dias. Foram 6 meses tomando diariamente uma dose de 200mg de Vitex em pó. Comecei com essa dosagem porque achei que a de 400mg seria muito. Por fim, depois de muita pesquisa, descobri que essa dosagem era muito baixa e dificilmente me ajudaria em algo. Se não fosse pela melhora na acne e na TPM teriam sido, talvez, 6 meses de medicamento jogado fora devido ao erro na dosagem. Se eu tivesse procurado um naturopata ou um médico ortomolecular, talvez eu teria tido a recomendação correta quando à dosagem. Mas isso foi um teste. Eu não estou tentando engravidar, e para fins de pesquisa e experimento, pude fazer isso. Depois que comecei a tomar o Vitex e vi que havia uma procura muito grande por esse fitoterápico, comecei a importar para vender na Baby to Be. O produto importado é de 400mg, e nas instruções, recomenda-se tomar de 1 cápsula de 2 a 3 vezes por dia por 8-12 semanas. Depois desse período, tomar 1 cápsula por dia. Percebam que a dose recomendada pelo fabricante é de até 1.200mg por dia, eu eu estava tomando 200mg por dia, 6x menos do que o recomendado. (Veja bem que estou falando de Vitex em pó! Extrato seco é 10x mais concentrado e apresenta outras dosagens.) Enfim, como eu já tinha as cápsulas de 200mg manipuladas, continuei com a dosagem inicial estipulada.

    Eu tinha vários objetivos em mente ao começar a tomar o Vitex, entre eles, aumentar o tamanho da fase lútea devido à uma provável baixa progesterona, melhorar a acne, a TPM, conseguir reduzir a retenção de líquido, aumentar o fluxo menstrual, etc. Vou falar sobre cada um desses tópicos:
    • Fase lútea curta: eu tinha uma fase lútea entre 10 e 11 dias. Passou para 12 dias, com excessão desse último ciclo que teve novamente 11 dias de fase lútea além da ovulação tardia. Ou seja, não adiantou muita coisa, ainda tenho uma fase lútea insuficiente. No entanto, gostaria de frisar, que acredito que uma dose maior de Vitex teria aumentado sim minha fase lútea. Ano que vem, quando eu começar as tentativas de engravidar, penso em voltar a tomar o Vitex, dessa vez, na dosagem correta. 
    • Acne: foi o ponto que mais melhorou. É incrível o que um pouco mais de progesterona pode fazer por nós. Mas eu fiz outras coisas também, não tomei leite, reduzi os carboidratos simples, fiz exercícios todos os dias, etc. 
    • Retenção de líquido: não sei se foi por causa do Vitex ou por causa do 1 litro de chá verde que tomei por dia, rs. Mas tive bastante redução do inchaço, principalmente na região abdominal. 
    • Fluxo menstrual: não vi grande aumento no fluxo menstrual. Esse ciclo foi meio atípico nesse sentido, tive vários dias de pouco fluxo de menstruação. Mas no geral, digamos que tenha aumentado em 20% o fluxo do primeiro dia. 
    • TPM: tive uma grande melhora na TPM, no humor em geral. E isso era algo que eu buscava, porque o mau humor da TPM consegue estragar meus dias. Se eu não acompanhasse meu ciclo, nem saberia que perto de menstruar. Meu marido também notou que eu praticamente não tenho tido mais sintomas de TPM. 
    Não tenho nenhuma atualização muito significativa a respeito do 26º ciclo, unicamente que a fase lútea teve 11 dias. Espero que tenha sido apenas este ciclo, porque se for permanente, eu praticamente terei voltado à estaca zero em relação à esse tópico. Também tive ovulação tardia - não sou muito fã da ovulação tardia, ao longo de um ano, acaba reduzindo a quantidade de ciclos que uma mulher tem para engravidar.
    Gráfico de fertilidade no 26º ciclo.
    Resumo do 26º ciclo:
    • Início: 06/09
    • Fim: 06/10
    • Duração: 31 dias
    • Ovulação: 25/09, 20DC
    • Fase lútea: 11 dias
    _________________________

    [8ª ATUALIZAÇÃO] [Sexta, 16/06/17] [Primeira atualização de 2017]

    Olá, meninas, tudo bem?

    Faz 8 meses que não faço uma atualização aqui, né? Bom, eu parei com o Vitex depois dessa última atualização. Não obtive os resultados que desejava, provavelmente porque estava tomando a dosagem errada. A acne melhorou sim, mas logo que parei o Vitex, pouco meses depois, estava como antes.

    Então eu comecei um novo tratamento, com zinco. Este é o post onde falo sobre o novo tratamento:
    Porém, neste ano de 2017, aconteceu algo que não estava nos meus planos. Algo que interrompeu todos os meus tratamentos... Eu estou grávida.

    Embora o nome do blog seja sugestivo, eu NÃO estava tentando engravidar. Esse plano estava há alguns anos de distância.

    E, posso dizer com certeza que, estar grávida, foi o melhor tratamento para acne cística que já fiz! hahahaha. O palpite que eu tinha de que o aumento de progesterona causado pelo Vitex ajudava na acne cística, se comprovou na gestação. A gestação é um período de grandes mudanças hormonais, mas principalmente, é o momento da vida da mulher em que a progesterona está mais evidente. De fato, minha acne cística era por falta de progesterona. Desde que fiquei grávida, não tive mais nenhuma acne cística. Minha pele está longe de estar limpa por conta dos anos de infinitas acnes que deixaram marcas e cicatrizes indesejáveis. Outro ponto é que estou com os poros muito abertos, então estou com bastante cravos. Como não dá pra usar qualquer produto de limpeza na gestação, os cuidados ficam meio que paliativos. Vamos ver se até o final da gestação vou ficar sem acne cística. Atualizo vocês!

    A pergunta que muitas devem estar se fazendo: a fase lútea curta (10, 11, 12 dias), atrapalhou de alguma forma minha gestação? Bom, eu engravidei no primeiro descuido, então a minha opinião é de que não, não atrapalhou. MAASSSS... Vale lembrar que tenho um estilo de vida muito saudável:
    • Faço Low Carb e Paleo Diet;
    • Não como doces, nem farinha, nem leite;
    • Faço exercícios físicos diariamente;
    • Tomo Lugol;
    • Tomo Cloreto de Magnésio PA;
    • Tomo Vitamina D3;
    • Tomo Vitamina C;
    • Faço auto-hemoterapia;
    • Faço tratamento com homeopatia há anos.
    Ou seja... se você tem uma fase lútea curta... não adianta. Você antes de mais nada precisa estar muito bem nutrida. Suplementação é de extrema importância, não é possível suprir a carência nutricional unicamente através da alimentação.

    Outro ponto que gostaria de falar com vocês. O último tratamento para acne que tentei, antes da gravidez, foi o óleo de prímula. Eu sempre recomendo ele para TPM, mas não havia experimentado para acne. Comecei a tomando 2 cápsulas por dia, de 500mg, uma cápsula de manhã e uma cápsula à tarde, começando no primeiro dia da menstruação (1º dia do ciclo). E 13 dias depois eu ovulei! Foi a primeira vez, desde que acompanho meus ciclos, que tenho uma ovulação cedo. O mais cedo que minha ovulação havia acontecido foi em 2014, se não me engano, no 16º dia do ciclo. Fiquei surpresa de ovular, pela primeira vez, no 13º dia do ciclo. E engravidei justamente nesse ciclo. Eu nunca gostei de ovular tarde, e não tenho dúvidas que foi a prímula que ajudou. Então, caso você já tenha feito de tudo, e continua tendo ovulação tardia, tente tomar óleo de prímula. Quem sabe funciona pra você.

    Depois da gravidez, caso a acne volte (é bem provável), pretendo fazer modulação hormonal. Atenção, modulação hormonal NÃO É reposição hormonal. Vejam os vídeos do Dr Lair Ribeiro a respeito do assunto. Se eu tenho deficiência de progesterona (ou desequilíbrio em qualquer outro hormônio), isso pode ser corrigido.

    Provavelmente, qualquer outra atualização que eu tenha a respeito da Acne, vai ser feita no post, cujo link deixei mais acima.

    Ah, e leiam sempre os comentários dos posts! Sempre tem algo de útil que pode agregar ao tratamento de vocês. Um forte abraço!

    -------------


    GRUPOS DE APOIO:
    Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

    Tentantes:
    Evitantes:


    -------------

    27 comentários:

    1. Adorei as dicas do vitex e as atualizações. Acompanhando!

      ResponderExcluir
    2. Olá.Eu tenho ovário policísticos e sou tentante.Tenho uma dúvida:em qual dia do ciclo posso tomar e até quando?Obrigada.

      ResponderExcluir
    3. Olá!! Adorei sua página! Percebi que tenho esse problema de fase lutea curta tb. Parei de tomar anticoncepcional há 8 meses e venho observando meus ciclos medindo a temperatura basal. Também faço os testes de ovulação e vi que além de ovular lá pelo 19°, 20° dia, minha fase lutea dura 8 ou até 7 dias..
      Já conversei com duas GO sobre isso, mas elas nem deram muita atenção. Ainda me mandaram parar de fazer o gráfico da tb e testes de ovulação e voltar lá só depois de completar 1 ano sem AC :( Então comecei a tomar o vitex esse mês. Tomara que me ajude.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rachel! Obrigada pelo teu comentário!
        É complicado depender de médico para algumas questões. Já me desapontei tantas vezes... Espero muito que o Vitex possa te ajudar.
        Não deixe de vir aqui postar o que você tem achando do Vitex. Também continue acompanhando minhas atualizações.
        Abraço!

        Excluir
    4. Oi, Nane! Comecei a tomar o vitex logo depois da ovulação (como não tinha tentado, sabia que não estava grávida). Meu ciclo parecia que estava diminuindo, sabe...logo depois que parei de tomar ac, ele durava 28 dias, mas foi diminuindo pra 26, 24..a menstruação também foi diminuindo pra 2 dias só (segundo a ginecologista, isso é normal :/) No ciclo que comecei a tomar o vitex,minha menstruação veio como o esperado, só que foi menos ainda (um protetor diário já resolvia) E foi assim por 2 dias. No gráfico da tb,minha temperatura caiu e, depois da monstra, começou a subir muito...ficou uns 7 dias nas alturas! Eu sabia que não podia estar grávida, mas aquilo era tão estranho que fiz até um teste de gravidez kkkkkk Mas deu negativo. Então eu desconsiderei aquele "monstrinha" no protetor diário. No 16 DPO, eu comecei a menstruar normalmente, fluxo normal que não acontecia há quase 1 ano (nunca pensei que ficaria feliz com isso kkkk). Já iniciei um novo ciclo cheia de esperança, mas... ovulei no 23º e menstruei no 31º, ou seja, foram só 7 dias de fase lútea :(
      Tô um pouco desanimada com isso...queria engravidar ainda nesse ano e tá tão difícil melhorar essa danada de fase lútea...Pior é ficar sem saber como estão meus hormônios e esperar completar 1 ano pra ginecologista começar a investigar.... Mas continuo tomando o vitex, tem só 1 mês e meio que comecei a tomar ele né...
      Bjinhus!
      Continuo de olho nos seus posts!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rachel, tudo bem?
        Tenho visto que o Vitex de fato encurta os três primeiros ciclos na maioria das mulheres. Mas acho que faz parte da regulação hormonal.
        Como você tem certeza que ovulou no 23DC? Você faz acompanhamento da temperatura basal, testes de ovulação ou ultra-seriada?
        Recomendo que você use um ou mais métodos combinados de detecção do período fértil para saber de fato qual o tamanho da tua fase lútea.
        Quanto ao fluxo menstrual vi pouca diferença com o Vitex. Mas eu também tomo uma dosagem pequena, então não sei.
        Quando tiver novidades, poste aqui!
        Bjos!

        Excluir
    5. Oi, Nane! Eu fazia os testes de ovulação pra saber se o gráfico da temperatura basal estava marcando o dia da ovulação certinho. Fiz durante 3 meses seguidos, e como vi que o gráfico não estava mentindo pra mim rsrs e como meus testes acabaram, fiquei acompanhando só pelo gráfico da tb mesmo.
      Quando tiver novidades, posto aqui!
      Bjux

      ResponderExcluir
    6. Que post maravilhoso. Informaçoes claras e sem mais do mesmo.
      Só uma ressalva Nane, o evocanil não é vitex, é progesterona natural micronizada, é igual ao utrogestan. Se as meninas começarem a usar achando que é o agnus castus vai acabar atrapalhando bastante o ciclo .
      Parabéns !
      Melissa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muitíssimo obrigada pela correção, Melissa. Tem total razão.
        Já arrumei!!
        Obrigada pelo elogio! <3
        Entra no nosso grupo do WhatsApp! =)
        Apareça sempre por aqui! Abração!

        Excluir
    7. Olá sou a Paty e estou tomando o vitex a 2 meses e o que estou sentindo e sem duvida a diminuição doa 28 para os 25 dias mas estou tendo muitas dores nos ovarios e sentindo colicas acham isto normal

      ResponderExcluir
    8. Conheci o vitex através dos blogs gringos pq aqui no Brasil quase ninguém conhece ele! Ja tinha tentado muita coisa também, e como você, sem muito sucesso. Tinha inclusive tentado o zinco picolinato da now foods, muito famoso, mas que piorou bonito a minha pele, umas espinhas que nunca tinha tido.. Minha pele sempre foi boa, ela surtou agora depois dos 23 anos e ha dois eu venho numa batalha pra tentar curala! Fiz um ciclo de antibiotico que piorou elas e depois parti pra besteira do roacutan, só aguentei um mês, minha pele ficou tão fragil e fina que só em tocar ja machucava ela, um horror! Foi quando voltando pras minhas pesquisas achei o vitex.... QUE COISA MARAVILHOSA!! Por isso ele é tão famoso e cultuado pelas gringas!!! Além da ajuda na pele (nunca mais tive acne cistica, só umas pequenas no queixo e maxilar) o meu ovário está agradecendo pq pela PRIMEIRA VEZ NA MINHA VIDA, eu estou passando os meus ciclos sem tomar um remedio pra colica. Quando eu era mais nova minhas dores eram tantas que eu vomitava, cheguei até a ser internada algumas vezes de tanta dor que sentia (oficialmente nao tenho endometriose)... Quando eu fui crescendo elas foram melhorando mas eu ainda tomava remedio pra dor nos dois primeiros dias. GENTE, EU ESTOU LIVREEEE DISSO!! É tão incrivel que eu nem acredito!! Até a cor do meu sangue ta diferente, ta vermelho sabe? uma coisa viva, saudável... que santo remédio! Agora com relação ao seu relato de uso dele, eu achei estranho a quantidade que vc tomou!! Ela é insuficiente!! Pra vc ver o efeito na pele tem que tomar de 800mg/dia pra cima!!! As gringas tomam 1200mg/ dia!!! E depois dos 6 primeiros meses elas vão diminuindo até ficarem tomando uma dose de manutenção (400mg). Tem relato de meninas que ja tomam há 5 anos e nao tem nenhum problema! Falei com meu nutricionista e ele disse que essa dose nao é tao alta assim a ponto de comprometer o organismo entao seria segura. Se vc nao voltou, sugiro que volte a tomar. Eu tomo 800mg/dia e daqui a um mês diminuo a dosagem pela metade. Agora deixa eu te dizer o que é que ta fazendo a diferença na minha pele a ponto de praticamente limpala por completo: COLAGENO HIDROLISADO! Eu fiz o teste durante um mês com o uso do vitex e ele e as bixa praticamente sumiram (so umas duas que sairam perto da menstruação, bem pequenas e nao inflamdas). Eu li que o colageno ajuda a cicatrizar mais rapido a pele além de renovala internamente, então ela é uma otima opção no combate a acne.A marca que eu tomei chama essential, ela é muito boa pq eu nao senti nada!! Agora só é um pouco cara (120 o pote aqui onde eu moro, tomando 1 vez por dia da pra passar o mês). E com relação ao zinco, eu vou mandar manipular o quelato/gluconato pra vê se eu consigo fechar o tratamento e acabar de vez com elas. negocio é que parece que eu vo ter que trabalhar agora só pra manter a cara limpa, meu jesus kkkkkkkkkkk bjoss e boa sorte pra ti =)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu usei o Vitex por 7 meses, parei há 1 mês e minhas cólicas voltaram com tudo. Você sabe me dizer se podemos toma-lo continuamente? Gostaria de voltar a tomar, mas não sei se pode por anos e anos. Obrigada!!!

        Excluir
      2. Oi Mariana, só vi teu comentário/relato agora.
        Que bom que está gostando do Vitex! Fico super contente.
        Obrigada pelo teu relato e por contar tua experiência, sem dúvida vai ajudar muita gente.
        Volte para contar como está sendo o tratamento.
        Um abraço!

        Excluir
    9. Meu Deus que coisa maravilhosa esse blog!
      super mim indentifiqei!
      como faço pra entrar no grupo do wapp!

      nossa que vontade de tomar esse remedio.
      há tive 3 abortos
      já tem 5 anos que tento engravidatengravidar nao consigo!
      eu acredito muito que seja falta de progesterona!
      a minha mestruacao dura 3 dias primeiro dia é borra segundo sangue (pouco) terceiro ja é borra dinovo!

      mas eu tenho ipertiroidismo não sei se posso tomar!
      tem 1 ano que tomo puran 25mm

      será que posso tomar?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Poxa, infelizmente não sei te responder. O melhor profissional para dizer seria o endocrinologista. Boa sorte!

        Excluir
    10. Você acha que compensa tomar apenas para tratar espinhas? Elas me incomodam demais e o pior é que cutuco todas (tenho skin picking). Tomei pílula por uns 15 anos e agora estou usando um DIU de cobre. Ele já aumenta a cólica e o fluxo, por isso fico preocupada. A questão é que tenho 36 anos e também já tentei de tudo pra tratar as espinhas. A única coisa que resolvia era a pílula, mas escolhi me livrar dos hormônios.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Como é uma erva, um produto natural, acredito que com certeza vale a pena tentar. Só não desanime, porque o Vitex demora pelo menos 3 meses para começar a funcionar. Depois volte para contar o resultado. Boa sorte!

        Excluir
    11. Já li que lowcarb para mulheres não é muito recomendado, que a indicação minima de carboidratos pra mulheres é de 100gramas por dia. Digo isso pq emagreci bastante com lowcarb, mas depois de alguns meses não emagreci mais e estava sem animo pra nada. Sem ovulação. Conclusão: cisto no ovário. Parei com a lowcarb e tudo esta se encaixando novamente, inclusive perdi os quilos que faltavam mesmo comendo carbono. Logico que só carbono complexo, nada de refinados.

      ResponderExcluir
    12. Estou usando vitex a 3 meses, fui diagnosticada com ovario micro policísticos , minha menstruacao sempre foi desregulada, tomeivdurantes anos anticoncecionais para regularizar.
      Descobri o vitex aqui com vocês, estou tomando a 3 três meses, 800 mg por dia, resultado regularizou a henstruacao, não tenho mais acne.

      ResponderExcluir
    13. boa noite tenho 39 anos e estou no 2 ciclo com vitex...estou atrasada hj 6 dias....ele atrasa a menstruacao assim tanto??achei que fosse regulador

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Tatyana tudo bem? você pode me ajudar? comecei tive minha ultima menstruação no dia 10 de Janeiro e ela dura 5 dias, comecei o meu ciclo de vitex no dia 15 de Janeiro, eu tomava 4 capsulas por dia, 2 pela manhã e 2 pela noite. Era suposto minha menstruação ter vindo no dia 11 de Fevereiro mas até agora nada dela aparecer, estou com 11 dias de atraso fiz um teste de farmácia e deu negativo. Como foi com você? Obrigada

        Excluir
    14. Boa tarde, Anne!!
      O que você ta usando no momento para acne? Está funcionando?
      Um abraço!!

      ResponderExcluir
    15. Comecei a tomar o Vitex faz tres dias ...tem que tomar ele como anticoncepcional? O farmacêutico não explicou direto pois comecei a tomar por conta ,pois quero muito um filho ... Obrigada se alguém puder me responder

      ResponderExcluir
    16. Boa tarde queria saber se o Vitex a gente toma cm anticoncepcional?pois faz três dias que comecei a tomar ,mais o farmacêutico não explicou direto .. alguém pode me ajudar

      ResponderExcluir
    17. Não pode tomar o vitex com anticoncepcional e nem com qualquer tipo de hormônio.

      ResponderExcluir
    18. Olá!

      A dose para regularizar hormônios,em EXTRATO SECO, é mesmo 2 cápsulas ao dia? Eu mandei manipular vitex extrato seco 40mg e tomo 1 cápsula ao dia (igual a bula do TENAG), mas e se eu tiver tomando errado, pouco?

      Ajudem-me, por favor...

      Gratidão

      ResponderExcluir