sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Tentantes e Low Carb - a dieta para engravidar

Faaaaaala galera, tudo bom com vocês?

Neste post eu quero falar sobre duas coisas: Low Carb e fertilidade.


Eu costumo dizer de primeira que Low Carb não é (apenas) uma dieta. É um estilo de vida! Não é apenas por alguns meses para emagrecer, e depois pára de fazer e engorda tudo de novo. Não, não. Low Carb é uma mudança permanente na alimentação. Porque não é apenas um questão de emagrecer , é sobre ter mais saúde. É sobre fazer escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas. É pesquisar muuuuuito sobre nutrição, ler artigos científicos e ir contra a maioria que diz que você tem que comer de 3 em 3 horas. Low Carb é muita coisa. Você chama de dieta? Ok, eu também chamo de dieta às vezes. Mas Low Carb é um nome dado à algo que vem sendo feito desde os primórdios da civilização.

A Low Carb é tão boa que inclusive é minha primeira recomendação para as meninas que querem tratar a SOP (síndrome dos ovários policísticos). Escrevi melhor sobre a SOP aqui, clique para ler.

Bom, eu não vou falar sobre Low Carb aqui. Primeiro: não sou expert no assunto, ainda tenho muuuuito a aprender. Segundo: já tem muito conteúdo completo e de qualidade na internet. Deixarei uns links aqui, tanto para quem quer conhecer a Low Carb quanto para quem quer se aprofundar no assunto.
A Low Carb basicamente inverte a pirâmide alimentar tradicional.
Muita gente se confunde entre as diversas dietas que rolam pela internet: low carb, dieta da proteína, dieta Dukan, dieta Atkin, dieta paleolítica e confundem até com jejum intermitente, que nem de dieta deveria ser chamado. Um breve resumo de cada uma:

Dieta da proteína: nome genérico à todas as dietas que restrigem a ingestão de carboidratos e aumentam as proteínas.

Dieta Low carb: existem diversas vertentes, mas de forma geral também é um nome bastante genérico dado à todas as dietas que tem como objetivo reduzir a ingestão de carboidrato. No entanto, cada um entende de uma forma. Normalmente, entre os nutricionistas e nutrólogos (e até ortomoleculares) a low carb é bem mais completa do que isso, e inclui, inclusive, não consumir industrializados. Alguns são mais rígidos e não incluem leite também (um dos motivos é porque leite contém carboidrato). Muitas vezes é chamada de "Low Carb, High Fat" (LCHF), por permitir e incentivar o consumo de gorduras boas. Segundo o Dr Souto, na dieta lowcarb, o que conta é apenas a quantidade de carboidratos (quantas gramas) se consome por dia, e não a sua qualidade deles. Porém, algumas pessoas fazem a Low Carb seguindo alguns conceitos da Dieta Paleolítica, que consiste em fazer escolhas mais saudáveis.

Dieta Paleolítica: Segundo o Dr Souto, diferente da Low Carb, na Paleo evita-se alimentos industrializados ou processados (embora algumas vertentes da Low Carb também) e elimina-se os grãos tais como trigo, aveia e soja, que não faziam parte da dieta pré-agricultura. Ou seja, é uma dieta com mais hortaliças e frutas, mas completamente sem grãos. Na dieta paleolítica original não havia leite, nem laticínios. O Dr Souto acredito que eliminar completamente esses produtos torna a dieta muito difícil de ser seguida. 

Dieta Atkins: Foi criada pelo cardiologista americano Dr Robert Atkins nos anos 60. Como foi a primeira a propôr redução (ou melhor, eliminação) do consumo do carboidrato, causou várias polêmicas no meio médico. Ficou também também conhecida como dieta da proteína ou cetogênica. Dividida em 4 fases (indução, perda de peso contínua, pré-manutenção e manutenção), consiste basicamente em reduzir drasticamente o consumo de carboidratos e alimenta-se de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, peixes, bacon, embutidos, queijos amarelos etc. A quantidade de carboidrato vai aumentando a cada fase, mas há sempre um limite de ingestão de carboidrato.

Dieta Dukan: Foi criada pelo médico francês Dr Pierre Dukan, que escreveu um livro explicando o conceito da dieta e contendo receitas e tabelas nutricionais. Ela é muito parecida com a Dieta Atkins; a principal diferença é que a Dieta Atkins permite todos os tipos de proteína enquanto a Dieta Dukan não prevê o consumo de proteínas com alto teor de gordura. É também dividida em quatro fases (ataque, cruzeiro, estabilização e consolidação). A primeira fase, por exemplo, é a mais importante. A alimentação é feita apenas com proteínas puras e o tempo de duração da dieta depende da quantidade de peso que a pessoa quer perder. É bastante criticada por alguns médicos por permitir produtos industrializados, como presunto, peite de peru, chicletes, refrigerantes e produtos light/diet. Também é criticada por ter uma primeira fase muito restritiva, onde há uma grande perda de peso - em sua maioria água. O Dr Dukan argumenta que, embora na primeira fase a perda não seja de gordura, mas sim de líquidos, isso serve para motivar a pessoa obesa a continuar. Também é criticada por não permitir nenhum tipo de gorduras - nem as boas. Assim como na Arkins, a quantidade de carboidrato vai aumentando a cada fase, embora em todas as fases haja um limite máximo (ultrapassando-se esse limite, volta-se a engordar). Todas as pessoas que conheci e que fizeram a dieta Dukan, voltaram a engordar.

Jejum intermitente: O jejum intermitente consiste em limitar a ingestão de alimentos a um periodo de 12 a 23 horas do dia. O periodo de alimentação é chamado de janela alimentar. Um dos mitos do emagrecimento é a necessidade de comer muitas refeições pequenas ao longo do dia. Estudos mostram que comer de 3 em 3 horas é um mito e não há vantagem em comer refeições pequenas com mais frequência. Então é possível otimizar a perda de gordura comendo menos refeições? Sim, e o jejum intermitente pode ser uma estratégia útil. (Fonte)

UFA! Tentei fazer um resumo! O que eu sigo? Eu digo que faço Low Carb e Jejum Intermitente. A minha Low Carb é inclusive fazendo boas escolhas alimentares, evitando os alimentos industrializados. Faço jejum intermitente de 16-18h todos os dias (não tomo o café da manhã). Eu não faço a Dieta Paleolítica porque não concordo com a eliminação dos grãos, uma de suas principais propostas.

Eu sigo mais ou menos a Low Carb descrita abaixo:
O que é a dieta Low Carb?
A dieta low carb é bastante simples: a gente come uma menor quantidade de carboidratos e aumenta a ingestão de proteínas e gorduras boas. O importante aqui é reduzir o açúcar, os doces e o amido, e passar a comer “comida de verdade” ao invés de alimentos ricos em calorias vazias e pobres em nutrientes.
Simplificando, é assim: quando a gente ingere uma quantidade menor de carboidratos, os níveis de açúcar no sangue estabilizam e os níveis de insulina são reduzidos. Isso aumenta a saciedade, aumenta a queima de gordura e facilita a perda de peso. E sim, isso é comprovado por diversos estudos científicos.
Pra começar, pode comer carnes de todos os tipos, todos, inclusive a gordura das carnes e o bacon. Crustáceos e frutos do mar também estão liberados. Ah, quando falo em carne, é “carne de verdade”, o que não inclui salsicha, nuggets e a grande maioria das linguiças, que são cheias de amido.
Também pode-se comer verduras/ vegetais como tomate, couve, repolho, brócolis, couve-manteiga, escarola, chuchu, palmito, quiabo, vagem,  abobrinha, pimentão, cebola, pepino, espinafre, berinjela, alface, couve-flor, azeitona, aspargos, rúcula e agrião.
E gorduras boas estão liberadas: o organismo precisa delas e o nível de saciedade aumenta. Eu, por exemplo, amo manteiga e não abro mão. Pode-se usar, também, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate e banha de porco, dentre outros.
Nozes, amêndoas, macadâmia, castanhas diversas e pistache também são permitidas, e amo torrar a semente do cacau pra beliscar quando tô com vontade de chocolate.
E como saber quanto de carboidrato devo ingerir por dia? Isso depende do seu objetivo!
  • Low carb restrita (cetogênica): menos de 20 gramas de carboidratos ao dia;
  • Low carb moderada: 20-50 gramas de carboidratos ao dia;
  • Low carb generosa: 50-100 gramas de carboidratos ao dia.
Como comparação, uma dieta ocidental típica pode facilmente passar dos 250 gramas de carboidratos em um dia, sendo a maioria formada de carboidratos refinados, a fórmula da obesidade
Os números acima se referem aos carboidratos digeríveis descontando a quantidade de fibras, pois são os carboidratos líquidos (carbo total - fibras) que geram impacto na insulina. Por exemplo: 100g de alface tem, em média, 3g de carboidratos, porém 1,2g são fibras, ou seja, restam somente 1,8g de carboidratos líquidos que praticamente não terão influência na insulina. No entanto, não se deixe enganar pelos "carboidratos líquidos" nos rótulos dos produtos processados. Isso é uma cilada! 
Algumas pessoas precisam comer pouquíssimos carboidratos para um efeito máximo – low carb restrita. Isso inclui pessoas com grandes problemas de peso, diabetes (principalmente o tipo 2) e vício em açúcar, por exemplo. Outras pessoas, com menor intolerância aos carboidratos, se dão bem em uma dieta low carb moderada. Já um terceiro grupo de pessoas saudáveis, magras e ativas pode seguir uma abordagem low carb generosa, consumindo carboidratos na forma de tubérculos, raízes e evitando carboidratos processados.  
Referência: Andreas Eenfeldt. "How Low Carb is Low Carb?" http://www.dietdoctor.com/how-low-carb-is-low-carb
Low Carb e a SOP

A alimentação correta vai ser tua principal aliada no combate à SOP (síndrome dos ovários policísticos). Sabe aquela frase "que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"? Foi dita por Hipócrates, o pai da medicina. Segue uma citação do Dr Rodolfo Peres: "Vou ter de fazer dieta por toda a vida? [...] Minha resposta é sim. Se você quiser viver mais e melhor, terá que mudar seus hábitos e estabelecer uma rotina alimentar." A melhor dieta para o tratamento da SOP é a Low Carb, inúmeros estudos mostram que a ingestão de poucos carboidratos trata a SOP de maneira extremamente eficiente.


Estudos científicos:

Cardápios em PDF

O livro de receitas de café da manhã low-carb vem para sanar aquela que foi apontada como a maior dificuldade dentre os seguidores de dietas low-carb: o café da manhã.

Ele conta com 29 receitas deliciosas para começar o dia com muito sabor e energia, ao mesmo tempo que permite seguir uma dieta de baixos carboidratos - como as dietas Paleo Low-carb, Dieta Cetogênica (Keto), Dieta Atkins e Dieta Slow Carb.

Além disso, ele conta com 3 livros bônus, contemplando todos os aspectos necessários para um desejejum saudável e completo, totalizando 57 receitas.

Nos livros bônus, trazemos receitas de shakes, smoothies, acompanhamentos alimentares (pasta de amendoim, leite e farinha de amêndoas, etc), e sugestões de lanches rápidos para a manhã ou a tarde.

Sendo assim, se você conseguia seguir bem a dieta no almoço e no jantar, mas estava com dificuldades no café da manhã e nos lanches, este é o livro para você.

Adquira os cardápios aqui.

Grupo no WhatsApp

WhatsApp

Para quem tiver interesse, temos um grupo no WhatsApp sobre Low Carb.

Pedimos para que só entrem no grupo de Low Carb quem de fato estiver interessada em aprender mais sobre o assunto. Às vezes a gente se desdobra em ensinar e depois a pessoa “ah tá, não gostei, tchau”. 
Já adiantando, pra resumir: Low Carb, mais do que uma dieta, é um estilo de vida, onde se aprende a fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas. A gente aprende o que é índice glicêmico, como contar o carboidrato, as fibras, o açúcar. A gente perde o medo de gordura, porque não são elas que engordam! Gordura boa é essencial para emagrecer com saúde e principalmente para engravidar! A gente corta o arroz (principalmente o branco), pão, macarrão, batata inglesa, salgadinho, biscoito, bolacha, bala, chocolate (com raras excessões), refrigerante, suco (mesmo de fruta!), tudo que tenha açúcar refinado e todos os carboidratos simples com alto índice glicêmico que causam picos de insulina.
Também falamos sobre jejum intermitente, comer quando tem fome e derrubamos os mitos de comer de 3 em 3 horas. Nos baseamos nas evidências, nos estudos e nos melhores médicos/nutricionistas.
Essa dieta é ótima para as portadoras de SOP, é a principal arma da luta contra os cistos.
Este é o arquivo do grupo, com várias imagens e informações fáceis sobre a Low Carb: https://goo.gl/lVXu35
Low Carb não é apenas para emagrecer! Tanto é que temos participantes que são magras e precisam engordar.
Para entrar no grupo de Low Carb, é necessário fazer uma pequena provinha, clique aqui.

Além desse grupo, temos outro grupo, mais voltado para tentantes mesmo, onde falamos sobre gráficos, mucos, sintomas, exames, mais voltado para engravidar de fato. Caso tenha interesse, é preciso fazer uma provinha.
Para entrar no grupo de Tentantesclique aqui.


[POST EM CONSTRUÇÃO]

6 comentários:

  1. Tenho SOP, comecei a dieta low carb tem duas semanas e numa das minhas frequentes pesquisas sobre o assunto encontrei seu blog e está sendo bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Tenho SOP também. TEnho 27 anos e estava sem menstruar já há 1 ano! Estava bem acima do peso e diversas complicações, como a insulina alta... estava pré-diabética e descobri a low carb e me pergunto "Pq não a conheci antes?!". Com menos de 1 mês de low carb, veio minha menstruação e 28 dias depois... veio de novo! Esse estilo de vida é perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, muito interessante, nunca havia pensado nessa união entre dieta e capacidade de engravidar.
    Parabéns!
    Eu venho seguindo uma dieta low carb que adiquiri junto a esta página e estou gostado dos resultados. Vou ficar de olho pois até o próximo ano quero engravidar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo conteudo, estou acompanhando seu blog e estou amando!

    ResponderExcluir
  5. Realmente a <a href="https://www.menosrotulos.com.br/low-carb-aumenta-as-chances-de-gravidez-em-cinco-vezes-dizem-os-especialistas/" rel="nofollow” >low carb ajuda engravidar</a>, isso aconteceu comigo . Parabes pelo conteudo.

    ResponderExcluir