sábado, 21 de janeiro de 2017

O que você precisa saber sobre suplementação de vitaminas e minerais - um guia básico

Olá, queridas e queridos.

Mais um post sobre meu assunto preferido: nutrição!

Este post é uma tradução livre do site Healthy Families for God.

Essa lista foi feita pela autora do blog, Sara Jo Poff. Nela estão listadas algumas poucas regras que são cruciais no momento de escolher um suplemento nutricional isolado:

  • Iodo (lugol) nunca deve ser tomado sem selênio. E nunca por pessoas com Tireoidite de Hashimoto, onde seus anticorpos de tireóide são mais de 100.
  • Minerais trabalham em conjunto e em pares, portanto tomar muito de um único suplemento mineral pode reduzir os níveis de outro mineral no corpo. Por exemplo, zinco e cobre são minerais complementares, dessa forma, suplementar com um pode reduzir o outro. (Isso na verdade funciona bem em alguns casos em que os níveis são muito altos.)
  • Suplementos de cálcio na forma de carbonato de cálcio NUNCA são recomendados. Fazem mais mal do que bem. Para ler mais sobre isso, clique aqui.
  • Vitamina E sintética NUNCA é recomendada. Confira com o farmacêutico se você está comprando a D-alfa-tocoferol e não DL-alfa-tocoferol (perceba a adição do "L", que representa o produto sintético). Minha opinião: O ideal mesmo é consumir a vitamina E natural em sua forma completa, com seus 8 isômeros, e não apenas o alfa-tocoferol.
  • Ácido fólico sintético (vitamina B9 sintética) NUNCA deve ser tomado - ou qualquer outro complexo B que contenha ácido fólico sintético. Apenas metilfolato ou ácido fólínico. Infelizmente aqui no Brasil só temos ácido fólico sintético para as gestantes. A alternativa e pedir para manipular. Leia mais sobre isso aqui.
  • Leia as etiquetas e rótulos com cuidado. Muitos suplementos vitamínicos contêm MAUS ingredientes, como adoçantes refinados/artificiais, corantes artificiais, óleo de soja, e outras coisas que devem ser evitadas.
  • Suplementos vitamínicos funcionam bem para tratar problemas de saúde, mas eles não funcionam no lugar de uma dieta saudável. Eles devem trabalhar como parte de uma mudança de estilo de vida geral.

A Sara Jo Poff ainda deixa claro que essa lista é apenas um exemplo, e que a terapia com altas doses de vitaminas deve ser feita sob a orientação de um profissional treinado (médito ortomolecular, naturopata, holístico, etc).

Leia o artigo original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário