quarta-feira, 20 de julho de 2016

Anticoncepcional Diclin - é possível engravidar tomando ele? É um bom tratamento para a acne?

Olá, meninas, tudo bem?

Gostaria hoje de falar a respeito de um anticoncepcional que tomei por 6 longos anos, de 2008 à 2014. Quando comecei à tomar recém tinha feito 17 anos. O remédio foi recomendado por um dermatologista para o tratamento da acne. Foi prescrito o Diclin, do laboratório Merck. Não foi realmente um tratamento, porque nunca mais voltei lá. Apenas continuei tomando o remédio. Não tive nenhuma melhora 100%, mas nesses 6 anos minha pele realmente melhorou. Depois de um tempo tomando, sem sentir maiores efeitos colaterais, continuei a usar, então para propósitos contraceptivos, além de continuar o tratamento do acne. Acontece que eu não sabia de algo extremamente importante. Ninguém me avisou e eu nunca li a bula com cuidado: pílula Diclin não deve ser usado unicamente para a contracepção. Ou seja, eu poderia ter engravidado! Outro ponto importantíssimo que o dermatologista não explicou: Diclin deve ser usado apenas 3 ou 4 ciclos após resolver o problema da acne ou dos ovários policísticos. E não 6 anos!! 

Dou graças por não ter tido nenhuma maior consequência, mas nesses anos todos fui apresentando alguns "sintomas", sinais de que deveria parar:
  • Fadiga: me sentia muito cansada frequentemente;
  • Enxaquecas;
  • Dores nas pernas;
  • Vasinhos nas pernas: durante o período que tomei a pílula, estouraram inúmeros vasinhos na minha perna. Na altura da coxa, a aparências das varizes é terrível. Algumas vermelhas, outras bem azuis e grandes;
  • Diminuição da libido;
  • Diminuição da lubrificação natural.
Eu não me culpo. Mas nesses 6 anos eu poderia ter corrido atrás de mais informações, realmente me empoderar, ter conhecimento do que eu estava colocando para dentro do meu corpo. Em agosto de 2014, eu conheci alguns grupos e páginas no Facebook onde acabei descobrindo o grande veneno que estava tomando. Após apresentar para o meu marido aquilo que eu havia descoberto, ele super me apoiou na decisão de parar a pílula anticoncepcional. Após o último comprimido, esperei minha menstruação vir, e no dia 31 de agosto de 2014, iniciei um novo capítulo na minha vida fazendo uso do método sintotermal. Desde então, eu meço minha temperatura todos os dias pela manhã, anoto no gráfico do aplicativo e também vou anotando os sinais do meu corpo ao longo dos dias (muco cervical, informações sobre o colo do útero, sinais secundários de fertilidade, etc). Saber o que acontece com meu corpo me deu uma segurança muito grande. E sou muito grata por ter conseguido coragem de seguir por esse caminho.

Sobre o Diclin: 

Na caixinha vem uma cartela de 21 comprimidos ou três cartelas, somando ao todo 63 comprimidos.
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido revestido contém:
etinilestradiol .........................................................0,035 mg
acetato de ciproterona ...................................................2 mg
Excipientes: amido de milho, croscarmelose sódica, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose, lactose, macrogol, polissorbato 80, povidona, silicona antiespumante e talco.
É importante lembrar que pessoas alérgicas a qualquer um desses componentes, como a lactose, não devem tomar esse medicamento.

Como já mencionei acima, esse medicamento não deve ser usado com o objetivo de se evitar uma gravidez. Muita gente não sabe, mas a combinação de etinilestradiol 0,035mg e acetato de ciproterona 2 mg não é registrada como anticoncepcional. "A maioria dos anticoncepcionais (também chamados de contraceptivos) são combinações de etinilestradiol (um estrógeno) e uma progestina, como o levonorgestrel, o desogestrel, o gestodeno ou a drospirenona. Essas combinações foram avaliadas em estudos clínicos com milhares de mulheres para verificar sua eficácia no planejamento familiar." Fonte: Doutor Leonardo.

Segundo a bula:
Embora o medicamento Diclin® também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente em mulheres para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes descritas.
Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida e que o Diclin® não seja continuado unicamente para fornecer contracepção oral.
Agora vejam o horror que são essas advertências abaixo! Se eu tivesse sabido, desde o primeiro comprimido, o que eu estava ingerindo, teria jogado tudo no lixo! Jamais teria me submetido a tamanho risco! Isso não é brincadeira!
ADVERTÊNCIAS
Estudos epidemiológicos sugerem associação entre a utilização de COCs e um aumento do risco de distúrbios tromboembólicos e trombóticos arteriais e venosos, tais como infarto do miocárdio, trombose venosa profunda, embolia pulmonar e acidentes vasculares cerebrais. [...] O tromboembolismo venoso (TEV) pode provocar risco para a vida da paciente ou ser fatal (em 1 a 2% dos casos). O tromboembolismo venoso (TEV) que se manifesta como trombose venosa profunda e/ou embolia pulmonar pode ocorrer durante o uso de qualquer contraceptivo oral combinado (COC). [...] Um evento tromboembólico arterial pode incluir acidente vascular cerebral, oclusão vascular ou infarto do miocárdio (IM). [...] Eventos tromboembólicos arteriais podem provocar risco para a vida da paciente ou podem ser fatais. [...] Outras condições clínicas que também têm sido associadas aos eventos adversos circulatórios são: diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome hemolítico- urêmica, doença inflamatória intestinal crônica (por exemplo, doença de Crohn ou colite ulcerativa) e anemia falciforme.
Ou seja, duas coisas super importantes:
  • Acne: melhora sim a pele, mas não vale a pena o risco. Assim que pára de tomar, a acne volta com toda a força.
  • Anticoncepcional: não funciona como contraceptivo, a própria bula informa sobre o risco.
  • Ovários policísticos: como essa não era minha condicação, não sei informar. Mas é comum a prescrição de Diclin para tratamento da SOP.
Embora não seja o objetivo deste post, segue esclarecimentos para as mulheres que tomam anticoncepcional para tratrar a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos):

Texto 1:
Não se deve tratar SOP com pílula anticoncepcional. Os danos do AC são permanentes. Os pseudobenefícios são temporarios pq te induz a ter uma menopausa forçada, seu organismo, seu sistema reprodutor e tudo o que ele tem relacionado ao hormonal não funciona como deveria, como uma jovem. Então indicar ac para tratamento de sop é o mesmo que indicar soda caustica para matar vermes. Um paliativo que custa caro, apenas. AC não trata nada. Tratamento visa cura. Ac só maqueia sintomas, trazendo outros e muitas vezes mais graves que os da doença de origem.
Texto 2:
Os anticoncepcionais hormonais podem melhorar TEMPORARIAMENTE alguns sintomas como: acne, irregularidade menstrual e pelos, mas NÃO TRATAM A SOP! De acordo com Pelusi & Pasquali (2003) e bula dos anticoncepcionais, estas drogas podem provocar a PIORA DA RESISTÊNCIA À INSULINA e aumento dos níveis de triglicérides e colesterol durante o "tratamento " da SOP. Sabe qual é a base patológica para se formar a SOP? A resistência à insulina!!!! Incrível, não?!!! É jogar gasolina na fogueira para apagar o fogo!
Além disso, enquanto a mulher acha que está tratando seu problema, os anticoncepcionais permanecem com os seus riscos principais: câncer de mama, trombose e câncer do colo do útero. É importante dizer que a SOP, por si só, já apresenta risco alto para doenças cardiovasculares e coagulação sanguínea aumentada. Assim, como não está ocorrendo um tratamento real, a SOP tende a permanecer com suas complicações como: depressão, doenças cardiovasculares, abortamentos, diabetes, obesidade, síndrome metabólica, infertilidade!
Gente, o que trata a SOP é um trabalho multiprofissional envolvendo médico (ginecologista, psiquiatra, nutrólogo), nutricionista, professor de educação física e muita força de vontade da paciente para mudar seu estilo de vida.
Fonte: Nutricionista Fernanda Monteiro.
Meninas que sofrem com a acne: NENHUM ANTINCONCEPCIONAL VALE O RISCO.
Meninas que sofrem com a SOP: existem tratamentos muito mais eficazes e menos nocivos do que o anticoncepcional. Para quem tiver interesse, escrevi um Protocolo para SOP, clique aqui para ler.

-------------


GRUPOS DE APOIO:
Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

Tentantes:
Evitantes:


-------------

23 comentários:

  1. Estou muito chateado, minha namorada engravidou tomando esse diclin, sendo que a ginecologista recomendou a ela, fazia quase 4 anos que ela tomava direto. Deveria processar essa médica e o laboratório, mas acho que é difícil de ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas também dependem da sua namorada. Vomitar ou ter diarreias até 4 horas depois de ter tomado o comprimido afeta a eficácia do mesmo, não só para o Diclin, quanto para qualquer um, esquecer de toma-lo também rede a eficácia.

      Excluir
    2. Estou gravida e tomava esse diclin receitado pela medica

      Excluir
  2. Eu tomo o diclin a ginecologista que me passou tem possibilidade de engravidar tomando ele ?

    ResponderExcluir
  3. Sim! tem se utilizar-se de um método de não ingerir a ultima pilula, o índice é de aproximadamente 90%, pois cria-se um período fértil, a minha menstruação era desregulada e minha ginecologista orientou esse método, pois assim minha menstruação estaria regulada e o descuido digamos assim do ultimo comprimido faria eu engravidar, e foi certeiro. engravidei e minha filha hoje tem 5 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi direito ,você engravidou por que não tomava a última pirula do remedio ?

      Excluir
  4. Comecei a tomar o diclin porque meu ginecologista receitou comecei no dia 19 de abril mas assim que eu tonava o comprimido né dava diareia .minha menstruação munca foi regular será que posso ficar grávida ?

    ResponderExcluir
  5. Comecei a tomar o diclin porque meu ginecologista receitou mas minha menstruação munca foi regular já tenho um filho , ainda estou na primeira cartela que começou no dia 19 de abril toda vez que tomava ele né dava diareia parei de tomar será que tem como ficar grávida?

    ResponderExcluir
  6. Ola , eu amei o texto super bm esclarecido sobre o diclin, pois confirmo tudo oque disse sobre o mesmo ,tomo ele acho que uns 5 anos comecei a tomar realmente por causa da acne e da oleosidade da pele, mas nunca confiei nele como um contraceptivo e sempre tive dores de cabeça mas com ele tenho dores de cabeça absurdas proximo o ciclo mestrual entao tenho dores de cabeça tao intensa que fazem meu nariz sangrar , notei a fadiga a fata de ar ,as dores nas pernas ate uns vazinhos meio roxo sairam realmente na altura da coxa , e as mudanças de humor que ele provoca e absurda , e digo pois ja tentei parar de toma-lo varias e vezes , e nesses periodo que pausava o mesmo percebia que esse esse sintomas diminuia 100% , menos a acne e a oleosidade que vem em dobro entao por isso acabava voltando,estava pensando em parar tomar ja faz um tempo e com o seu texto com certeza vou parar..

    ResponderExcluir
  7. Diclin acabou com o meu sexo... faço sem prazer e sem vontade nenhuma, vou parar assim que acabar a cartela,sem falar na vontade de vomitar, se eu não corresse risco de engravidar, pois já transei, eu parava agora e deixa a menstruação vir...

    ResponderExcluir
  8. é muito doloroso não poder ser mãe, sem explicação sem ter nada errado no organismo,e ver todas as outras com seus filhos no colo e saber que nunca vai acontecer com agente. Qual explicação pra tamanha injustiça, quando muitas não querem e tem aos monte e outras simplesmente são descartadas de ter essa felicidade como se não merecessem também...

    ResponderExcluir
  9. Com uma semana que começei a tomar o dclin tive relações sem preservativo, há risto de engravidar? Preciso tomar pílula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que vc pode engravidar, vc deveria se cuidar durante a primeira cartela,só apartir da segunda que o anticoncepcional estará fazendo efeito.

      Excluir
  10. Recentemente tive que trocar de anticoncepcional, o meu ginecologista mudou para esse Diclin para meu tratamento de SOP, porém minha menstruação está super atrasada e estou achando que estou gravida! estou muito chateada, pois o Ginecologista não me explicou nada disso!

    ResponderExcluir
  11. Na bula informa que não pode ser usado exclusivamente para contracepção porque ele é para tratamento assim que a pessoa percebe melhorias na acne por exemplo deve procurar outro anticoncepcional porque pode causar problemas porque ele é exclusivamente indicado para tratar problemas ligados a hormonios e não pode ficar tomando anos e anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em pensar que tomo a 9 anos o Diclin recomendado pelo meu ginecologista apenas para prevenção de gravidez pois nunca tive problemas com acnes ou SOP, simplesmente indignada. pra mim sempre resolveu pois parei de tomar durante um mês para poder engravidar e faz 5 anos que voltei a tomar tendo relação sem outro tipo de preservativo.. mas essas verdades que li me abriram o olho, pois todos os sintomas que descreveu a cima também apresento..

      Excluir
  12. Tomei diclin para 8 anos, agora decidi engravidar. Será que eu vou demorar conseguir o meu positivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, vai depender do seu corpo. Pois eu tomei Diclin como contraceptivo por 5 anos e em Novembro de 2013 casei e decidir engravidar e com apenas 2 meses sem tomar eu engravidei. Hoje minha benção tem 3 anos.

      Excluir
  13. Alguém que parou de tomar o Dublin teve algum sintoma? Alguma mudança no corpo após largar a pílula? Tomo a quase 6 anos e quero largar o anticoncecional .

    ResponderExcluir
  14. Eu tomo diclin desde 18 anos hoje estou com 30 , parei de tomar quando tinha 22 tive minha filha apois 8 meses que parei o remerem e voltei a tomar depois de 5 meses e desde então continuo tomando pra mim funciona normal, os efeitos ruim e que de fato sinto fadiga enjoou e falta de apiteti sexual. PretentP parar de tomar apois esses relatos. Vou procurar meu ginecologista.

    ResponderExcluir
  15. Ter didiarreia umas 5 horas depois de tomar o diclin corta o efeito do remédio ?

    ResponderExcluir
  16. Ter diarreia umas cinco horas depois de tomar diclin corta o efeito ?

    ResponderExcluir