domingo, 26 de junho de 2016

Os riscos da superdosagem do ácido fólico - o perigo em forma de vitamina

Olá, queridas.

No último post, falei um pouco sobre os benefícios do ácido fólico para tentantes e gestantes e uma breve chamada de atenção a respeito da superdosagem do ácido fólico. Para ver o post, clique aqui.

Acredito que os benefícios dessa vitamina para o feto e para a gestante são amplamente difundidos. Toda tentante sabe (ou ao menos deveria saber) sobre isso. Mas precisamos conversar sobre a dosagem ideal e os perigos de tomar altas dosagens de ácido fólico.

Os profissionais de saúde recomendam começar a suplementação 3 meses antes de engravidar. Sabemos também que a recomendação diária de ácido fólico é de 400mcg ou 0,4mg (400 microgramas), que devem ser tomados até a 12ª semana de gestação.

Eu sempre fui muito desconfiada em relação ao ácido fólico. Se nós sabemos que a recomendação diária é de 0,4mg, porque a maioria dos profissionais receitam marcas que possuem 4mg ou 5mg de ácido fólico em cada cápsula? São 10 vezes mais do que o recomendado. E não, isso não passa batido para o organismo. Não é tão simples assim "o que não precisa o organismo elimina". Vitaminas em excesso podem ter efeitos catastróficos na saúde.

ATENÇÃO portadoras de trombofilia (mutação da MTHFR) e hipotireoidismo, leiam este artigo:
A seguir, listarei alguns riscos da superdosagem dessa vitamina e respectivas fontes:

1) Austismo

Uma das últimas notícias a respeito, é super atual, do dia 13/05/2016, onde diz que "excesso de ácido fólico na gravidez dobra risco de autismo". Essa "conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apresentado nesta sexta-feira durante o Encontro Internacional para Pesquisa sobre Autismo de 2016, em Baltimore" (Fonte: Veja). O interessante é que ácido fólico na quantidade ideal reduz em quase 40% o risco de autismo em recém-nascidos, pois é essencial para a síntese de DNA e processos de reparação de nosso organismo (Fonte: Veja).

2) Alterações no desenvolvimento neuropsicomotor e má-formação, nascimento de bebês pequenos

Presidente da Comissão de Perinatologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Eduardo Borges da Fonseca, alerta ainda que a superdosagem de ácido fólico também tem repercussões negativas na saúde do feto. “Já existem estudos que associam altas doses dessa vitamina com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor da criança”, diz.

Eduardo Fonseca, explica que apesar da recomendação a maioria das gestantes utiliza a dose errada do medicamento.

“Está nos angustiando muito o fato da maior parte das unidades básicas de saúde do país fornecerem uma dose de 5 mg de ácido fólico para as gestantes”, destaca. Ele acrescenta que apesar da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) determinar que o medicamento também esteja disponível em gotas na rede pública de saúde em uma dosagem de 0,2 mg/ml – que seria adequada para uso das gestantes - a maioria das UBS do País oferece apenas o medicamento em forma de drágeas e com a dosagem de 5 mg. 

Conforme o médico, esta dosagem - considerada extremamente elevada para gestantes - é indicada para tratamento de anemia e pode ser prejudicial para o feto. Esse consumo em excesso pode comprometer o crescimento do feto, com o nascimento de bebês com peso abaixo do normal. “Estudos feitos em ratos demonstram que quando se utiliza a dose dez vezes maior do que a preconizada aumenta-se a prevalência de nascimento de bebês pequenos, provavelmente por uma alteração que reduz o tamanho da placenta”, explica o médico. Os consensos científicos consagrados até o momento determinam que há na segurança da dose de 400 microgramas ao dia.

O professor da UFMG Antonio Carlos Vieira Cabral salienta ainda que a dose de 5mg de ácido fólico oferecida pelo SUS não pode ser diária. “O ideal é que se use a dose certa – de 0,4 miligramas diariamente – para evitar a superdosagem. Caso contrário, a suplementação pode ter um efeito paradoxal na criança, prejudicando o neurodesenvolvimento ou até propiciando uma má-formação. Nunca se deve usar vitamina em excesso. Precisamos acabar com essa ideia equivocada de que ‘quanto mais vitamina, melhor’. A dose excessiva é tão prejudicial quanto a falta dela”, observa.
(Fonte: Biolab).

3) Câncer de mama na mulher

Há estudos que levantam a suspeita de o uso prolongado de ácido fólico em dosagens superiores às recomendadas pode estar associado ao câncer de mama. 

Resultados preliminares demonstram que mulheres que receberam altas doses de ácido fólico (5 mg/dia) durante a gravidez parecem apresentar maior probabilidade de morrer de câncer de mama em idade avançada da vida do que mulheres que tomaram baixas doses.
(Fontes: Febrasgo e CFM)

4) Ganho de peso

Um estudo recente, desenvolvido em ratos, comparou grupos que receberam dose usual de ácido fólico enquanto o outro recebeu suplementação 5x maior. As ratas grávidas que receberam a suplementação (especialmente com baixa ingestão proteica) tiveram alteração em nível genético, no aumento na atividade de fatores de transcrição (alterações epigenéticas) que levaram à proliferação de células adiposas, aumento na concentração de triglicerídios, e redução na metilação dos receptores de insulina, o que pode favorecer o desenvolvimento da diabetes. (Fonte: The Journal of Nutrition)

5) Mascarar uma possível anemia

Segundo um artigo, publicado em 2011 na revista eviews in Obstetrics and Gynecology, "Suplementação com ácido fólico e gravidez: mais do que apenas uma prevenção de defeitos de tubo neural",
[...] O risco potencial de suplementação com altas doses de folato deve ser considerado. Em primeiro lugar, a suplementação de folato pode encobrir a deficiência de vitamina B12 (anemia perniciosa) e deve ser tomado cuidado com indivíduos suscetíveis para evitar a falta desse diagnóstico. Além disso, preocupações foram levantadas sobre os efeitos potencialmente adversos do ácido fólico sintético não metabolizado em relação ao câncer, depressão e comprometimento cognitivo. Com todas essas preocupações, dados iniciais sugerem que a suplementação com l-metilfolato em vez de ácido fólico pode mitigar esses riscos. (Fonte)
Alternativa:
Antes eu colocava algumas alternativas neste post a respeito de algumas marcas e suas dosagens.

Recomendo agora ler o post abaixo, com informações mais atualizadas e mais referências científicas sobre o assunto:


Resumo:
  • Dosagem recomendada: 400mcg ou 0,4mg (400 microgramas) por dia.
  • Quando começar a tomar: 3 meses antes de engravidar.
  • Quando parar de tomar: na 12ª semana de gestação ou conforme recomendação médica.
Vamos nos empoderar! Informação é vida e poder.


-------------


GRUPOS DE APOIO:
Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

Tentantes:
Evitantes:


-------------

26 comentários:

  1. Oi.
    Eu comecei a tomar o acido fólico de 5 mg muitos meses antes de engravidar e depois que engravidei continuei tomando, mas não consegui consumir mais tantos alimentos com acido fólico, pois me davam enjoo.. bom, coo sou curiosa estou procurando informações sobre a dosagem de acido fólico, infelizmente já estou na 10º semana e tomando o AF de 5 mg ... se eu soubesse antes teria parado, tenho medo que algo possa acontecer com o bebê, até a última ultrassom na 6º semana ele estava super bem e se desenvolvendo bem rápido...
    Uma pena a desinformação, vou cortar o comprimido para tomar a menos quantidade a partir de agora, mas penso que o estrago já pode ter acontecido?
    Obrigada
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Não sou a autora do texto e nem especialista, mas sei que essas alterações são uma possibilidade, e muitas vezes raras, então realmente não quer dizer que o seu bebê vá inevitavelmente ser afetado. Por mais difícil que seja, tente não se preocupar, pois o mais importante você já fez, que foi se informar e alterar a dose daqui pra frente.
      Espero que esteja tudo bem.
      Mariana

      Excluir
  2. Olá Anne,
    Obrigada por divulgar essa informação. Mais pro final do texto, onde você usa "g" (1g, 4g e 5g), não quis dizer "mg"?...
    Abraços,
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana, muito obrigada pelo teu contato.
      De fato, foi um erro! Já corrigi e aproveitei para inserir informações novas, como NÃO tomar ácido fólico a cada 10 dias ou 1 vez por semana.
      Apareça sempre! =)
      Abraço!

      Excluir
  3. Boa tarde!
    Estou preocupada, pois eu passei no P.S e o médico me passou o ácido fólico como a primeira vitamina para eu tomar, assim quando descobri que estava gravida. Depois marquei com o G.O que vai fazer o meu parto e ele me passou esse DTN-fol, eu tomei durante uma semana esse Neo Fólico + o DTN - foll, hoje que me dei conta que estava tomando os dois ácido fólico e agora estou super preocupada!!! Hoje completo 7 semanas. Alguém poderia me informar, por favor se nessa uma semana pode ter causado algum dano ao meu bebê? Estou tão desesperada! Minha consulta é somente dia 15/03.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Não tomem ácido fólico! Tomem l-metilfolato que é mais seguro e biodisponível!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    FUI A GINECOLOGISTA E ELA ME RECEITOU ACIDO FOLICO DE 10MG,E FALOU QUE ERA PARA EU NAO TOMAR O DE 5MG MAIS FUI INVESTIGAR E O DE 10MG É MAIS FORTE QUE O DE 5MG ESTOU EM DUVIDA AGORA,O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dosagem muito alta mesmo! Tem algum motivo para a ginecologista ter indicado essa dose? Nunca vi isso.

      Excluir
  6. Como tomar ácido fólico em gotas so ele sem nada ou mistura com água?

    ResponderExcluir
  7. oBRIGADO PELO ALERTA, POIS OS MEDICAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS, QUASE EM SUA TOTALIDADE, NA DOSAGEM DE 5%. VAMOS COMPRAR O DTN-FOL ÚNICO DISPONÍVEL NA DOSAGEM CORRETA (400mcg ou 0,4mg)

    ResponderExcluir
  8. Já temos disponível NATIBEM COM A concentracao de 400mcg em duas cápsula com o ômega junto

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Tb tô tomando o dnt-fol só que o de 10 mg agora estou preocupada já tô no segundo frasco alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Dtn fol n é de 10mg. ele possui 400mcg de acido folico +10mg de vit E

      Excluir
  10. Boa tarde meninas estou muito preocupada depois de todas essas informações a minha genecologista tb passou pra mim o dnt-fol de 10 mg e já estou com o segundo frasco o que fazer?

    ResponderExcluir
  11. Estou com 24 semanas de gestação,tomei ácido fólico até os 4 meses e parei se eu quiser voltar a tomar é seguro ?

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estamos nos preparando para uma gravidez. Tomei o ácido fólico por quase dois anos. Há uns três meses que parei, mas estou pensando em engravidar agora. Ainda devo tomar?

    ResponderExcluir
  13. Qual o nome do ácido fólico que posso comprar na farmácia?? O mais indicado de 400mcg

    ResponderExcluir
  14. Ooi, preciso de ajuda.
    Esqueci de tomar o ácido fólico dois dias, posso tomar duas cápsulas de uma vez?

    ResponderExcluir
  15. oi, boa tarde. Realmente fico muito preocupada com esta informaçao.
    dia 4/4,com 9semanas tive meu primer pre natal, a enfermeira passou 1 dosis de 5mg por dia, durante tres meses!!! acho innecesario, pois eu me alimento muito bem, legumes,frutas,granola,sementes,etc. em fim,nao se se e peor continuar tomando ou parar... (desculpen se escreve errado, nao sou brasileira..

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde
    Tomo o Dtn fol desde junho do ano passado. Mas minha médica pediu para continuar. O que fazer

    ResponderExcluir
  17. o melhor é substituir o ácido fólico pelo metil folato que é a forma ativa do ácido fólico. o ácido fólico pode fazer muito mal pois é sintético e o metil folato é orgânico

    ResponderExcluir
  18. Olá estou seguindo sua fórmula de 500mcg de af e 500mcg de b12. Isso é muito? Não tomei antes de engravidar. Estou de 5 semanas.

    ResponderExcluir
  19. Minha médica passou nesh fólico 1 vez por semana até 14 semanas de gestação posso confiar

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Descobri que estou com 7 semanas de gravidez e a médica não receitou AF, apenas o Damater, verifiquei que a composição possui 0,2 mg, está correto? Ou preciso incluir o AF? Obrigada

    ResponderExcluir