terça-feira, 17 de maio de 2016

Ácido fólico para tentantes: sim, ele ajuda a engravidar

Olá! Mais um post de utilidade pública para as tentantes!

Este post é sobre o ácido fólico, sua importância para um bebê saudável e sim, sua contribuição na fertilidade do casal.

Esse assunto me chamou a atenção depois que vi uma resposta no Yahoo Respostas. Fui procurar a fonte da informação e encontrei o blog da Alessandra, do canal Da Fertilidade à Maternidade. O post dela (para quem quiser, aqui está), foi escrito em 2009 mas ainda está bem atual. Ela elenca algumas pesquisas que relacionam a ingestão de ácido fólico à capacidade reprodutiva.

De forma geral, aqui estão listados alguns benefícios dessa vitamina:
  • Evita a má formação fetal (formação do tubo neural e das terminações da coluna vertebral);
  • Evita problemas como o de espinha bífida;
  • Evita anencefalia (feto sem cérebro);
  • Evita deformações como lábio leporino;
  • Previne síndrome de down;
  • Aumenta a qualidade dos óvulos da mulher;
  • Aumenta a produção e qualidade dos espermatozóides;
  • Reduz o risco de anormalidades nos espermatozoides;
  • Ajuda a diminuir os sintomas de enjôos e náuseas do início da gestação;
  • Previne a anemia;
  • Diminui as chances de parto prematuro;
  • Ajuda na produção de leite materno.
Antes de falar a respeito da ajuda dessa vitamina para engravidar, gostaria de bater um papo com vocês a respeito da comum superdosagem de ácido fólico.

Os profissionais de saúde recomendam começar a suplementação 3 meses antes de engravidar. Sabemos também que a recomendação diária de ácido fólico é de 400mcg ou 0,4mg (400 microgramas), que devem ser tomados até a 12ª semana de gestação.

Eu sempre fui muito desconfiada em relação ao ácido fólico. Se nós sabemos que a recomendação diária é de 0,4mg, porque a maioria dos profissionais receitam marcas que possuem 4mg ou 5mg de ácido fólico em cada cápsula? São 10 vezes mais do que o recomendado. E não, isso não passa batido para o organismo. Não é tão simples assim "o que não precisa o organismo elimina". Vitaminas em excesso podem ter efeitos catastróficos na saúde. 

Uma das últimas notícias a respeito, é super atual, do dia 13/05/2016, onde diz que "excesso de ácido fólico na gravidez dobra risco de autismo". Essa "conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apresentado nesta sexta-feira durante o Encontro Internacional para Pesquisa sobre Autismo de 2016, em Baltimore" (Fonte: Veja). O interessante é que ácido fólico na quantidade ideal reduz em quase 40% o risco de autismo em recém-nascidos, pois é essencial para a síntese de DNA e processos de reparação de nosso organismo (Fonte: Veja).

Há um post mais recente, falando exclusivamente a respeito dos perigos da superdosagem do ácido fólico, para ler, clique aqui. Vamos nos empoderar e bombardear nossos médicos com pergutas.

ATENÇÃO portadoras de trombofilia (mutação da MTHFR) e hipotireoidismo, leiam este artigo:
Bom, mencionado o assunto da superdosagem de ácido fólico, falemos a respeito da importância dessa vitamina para os casais tentantes.

Importância do ácido fólico na fertilidade feminina
Não há muita informação a respeito do assunto, principalmente em português. De forma geral, estudos sugerem que a ingestão diária de ácido fólico aumente a qualidade dos óvulos da mulher.

Um estudo conduzido por médicos do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Messina, Itália, analisou os resultados de uma suplementação com mio-inositol, melatonina e ácido fólico nas mulheres que estavam em tratamento para realização de Fertilização in Vitro (FIV). Esse estudo concluiu que o tratamento com mio-inositol, melatonina e ácido fólico melhoraram a qualidade dos ovócitos (células que darão origem ao óvulo) e aumentaram as chances de gravidez em mulheres que tinham históricos de baixa qualidade do ovócito. Também reportaram a alta qualidade dos embriões das mulheres que foram submetidas ao tratamento. Veja o estudo aqui.

Uma outra pesquisa, demonstrou que um tratamento pré-natal com ácido fólico afeta positivamente o microambiente do ovócito maduro, ao reduzir as concentrações de homocisteína no fluido folicular, acarretando no aumento do diâmetro do folículo. Veja a pesquisa aqui.

Importância do ácido fólico na fertilidade masculina
Gostaria de compartilhar com vocês três pesquisas muito interessante.

A primeira foi feita por nutricionistas brasileiras. Esse primeiro estudo analisou a o resultado da suplementação de vitaminas e minerais (chamados micronutrientes) em um homem de 38 anos, portador de oligoastenoteratozoospermia (baixa quantidade de espermatozóide). Dentre essas vitaminas, estava o ácido fólico (5mg/dia). 
Os resultados indicavam que houve melhora na motilidade (120% após 24h) e a contagem geral de espermatozóides foi 30,5 vezes maior após a suplementação. Além disso, houve um aumento de 2% dos espermatozoides normais e uma redução de 10% dos espermatozoides anormais. 
Veja o estudo aqui.

A segunda pesquisa, realizado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, na Holanda, constatou que suplementação com ácido fólico e zinco elevam a produção das célular sexuais masculinas. Ao fim do estudo, observaram um aumento de 74% no número de espermatozóides. De acordo com o médico nutrólogo Dr. Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), "uma dieta rica em ácido fólico é fundamental para a multiplicação celular, o que acaba resultando no aumento na produção dos espermatozóides."

A terceira, feita pela Universidade da Califórnia, publicada recentemente pela revista Human Reproduction, sugeriu que uma dieta rica em ácido fólico pode proteger homens contra a produção de espermatozóides com anormalidades em seus cromossomos. Nesse estudo, foram analisadas amostras de espermatozóides de 97 homens saudáveis, não-fumantes, com idades entre 22 e 80 anos, e entrevistou-os para saber sobre sua ingestão de zinco, ácido fólico, vitaminas C e E e beta-caroteno. Depois de levar em conta fatores como idade, consumo de bebidas alcoólicas e histórico médico, os cientistas constataram que os homens com maior ingestão de ácido fólico tinham um nível 19% mais baixo de espermatozóides com número anormal de cromossomos em relação aos homens que ingeriram uma quantidade moderada do nutriente, e 20% menor em relação a homens com baixa ingestão de ácido fólico.
Fonte: Bonde

Bom, espero que vocês tenham gostado das pesquisas e possam continuar a discussão. Um abraço!


-------------


GRUPOS DE APOIO:
Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

Tentantes:
Evitantes:


-------------

16 comentários:

  1. Olá. .Também uso ácido folico e vitamina D.
    Estou em tratamento de FIV e acho super importante esse tipo de medicação.
    Vamos trocar idéias.
    Bjos.
    cida

    ResponderExcluir
  2. Oi, tb vi essa reportagem que o excesso de ácido fólico aumenta a chance de autismo. Sempre tomei o DTN que tem a quantidade recomendada, mas depois que descobri mutação mthfr o médico da fiv recomendou tomar o de 5mg. Ele aumentou a dosagem porque quem tem essa mutação tem dificuldade de metabolizar essa vitamina. De todo modo assim que voltar no meu médico vou questioná-lo sobre essa pesquisa.
    Beijos
    Ptt(Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o post! Aprendendo, aprendendo....

    Bjs
    esposaemamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou amando o grupo de tentantes...as meninas realmente são verdadeiras parceiras, eu recomendo sem dúvidas, as informações e os apps são de grande ajuda para quem realmente quer engravidar...aqui eu realmente estou aprendendo a me conhecer e ter meu BB.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dúvida , se eu estiver tomando o ácido fólico meu marido pode tomar também? E o que o homem toma é o DTN também ?

    ResponderExcluir
  6. ola começei a tomar acido folico hoje indicado pelo medico
    para eu tenta engravidar .
    estou achando isso muito legal....

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde eu tbm estou tomando pra ajuda eu engravidar

    ResponderExcluir
  8. Tive um aborto retido a um ano...e fiz uma cirurgia p retirada de um pólipo endometrial a dois meses estou tentando engravidar novamente e ainda não consegui...alguém está passando pelo mesmo? Gostaria de algumas dicas sobre ácido fólico! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  9. Olá boa noite!!!
    Também estou tentando engravidar estou tomando o ácido fólico a duas semanas será que consigo?

    ResponderExcluir
  10. Bos noite meu marido queria ter filho eu não muito, mais fui na go para conversa o assunto,eu com 36 anos ela me disse se tomar acido fólico e continua com seu anticoncepcional se você quiser engravidar ai você para estava ensegura ai resolvi para o remédio fiquei um mês só sem remédio hoje meu BB tem 1 ano e 3 meses acho fólico ajuda a engravidar sim

    ResponderExcluir
  11. Tenho 35 anos eu e meu marido estamos doidos para ter filhos fiz exames e não tem plobelma

    nenhum só um pequeno cisto a minha g me passou ácido fólico também é ela falou q meu colo ovolo precisa amadurecer.

    ResponderExcluir
  12. Tbm estou tomando acido folico..😊

    ResponderExcluir
  13. eu tmbm comecei a tomar o ácido fólico o médico passou esperosão que mim ajude a engravidar quero muito ter um bebê

    ResponderExcluir